Nvidia quer espionar todo mundo nas grandes cidades

A parceria com a AnyVision pretende desenvolver uma tecnologia de reconhecimento facil para cidades inteligentes.

Por | @marciobohrer Tecnologia

A Nvidia fechou uma parceria que vai desenvolver uma tecnologia de reconhecimento facial para "cidades inteligentes" em redor do mundo. A parceria da vez é a AnyVision - especializada em reconhecimento facial - e as empresas vão trabalhar para fornecer Inteligência Artificial de reconhecimento facial em sistemas de câmera de vigilância.

Esta tecnologia permitiria para as câmeras de vigilância "observar" tudo 24h por dia, identificando automaticamente indivíduos nas ruas dos grandes centros urbanos com 99% de precisão. Os algoritmos que trabalham na tecnologia, mapeiam banco de dados com o rosto dos identificados, podendo assim identificar criminosos e terroristas conhecidos. 

A tecnologia da AnyVision também pode ser utilizada em outras plataformas, como tablets e smartphones, assim como em computadores pessoais. As empresas poderão, por exemplo, informar o rosto de um criminoso suspeito ao banco de dados e receber notificações, caso ele esteja proximo de um possível alvo de crime (instituições financeiras, etc) ou ainda poder identificar com mais rapidez suspeitos de atentados terroristas. 

No entanto, apesar desta aparente exposição da vida alheia, a AnyVision garante não utilizar dados coletados para outros fins, tampouco repassar dados que não sejam de cunho de segurança. 

O projeto faz parte do Programa Metropolis, da Nvidia, que reune parceiros de todo o planeta para desenvolver uma tecnologia de s egurança aliada a inteligência artificial, para em um futuro próximo, aplicar nas grandes cidades do mundo. Além da AnyVision, a Nvidia tem parcerias com a Cisco, Genetec, Omni AI e MotionLoft.

A vida que imita a arte?

A série de televisão Person of Interest, retrata uma tecnologia IDÊNTICA, capaz de observar as pessoas até pela câmera de ré dos carros, identificar suspeitos e assim conseguir evitar ataques terroristas e assassinatos, antes mesmo deles acontecerem. 

Person of Interest - CBSPerson of Interest - CBS

Na trama, o sistema ainda envia o número de CPF de duas pessoas, uma delas será o agressor e a outra a vítima. Esperamos que, pelo menos na realidade, um sistema destes tenha a capacidade de identificar o agressor antes que o pior aconteça.

Sabe aquele medo de estarmos sendo ouvidos e vigiados? Tudo indica que, em breve, a gente terá certeza disso.

DEIXE SEU COMENTÁRIOComente aqui
MAIS SOBRE AI tecnologia seguranca
Últimas em Ai
    Assine a nossa newsletter

    COMENTÁRIOS

    COMENTÁRIOS

    Comentários
    Siga o nosso Instagram!

    Estamos lá também: @oficinadanetoficial

    Seguir o Instagram do Oficina da Net