Como bem sabemos, o roubo de energia elétrica, os populares "gatos" são frequentes no Brasil. A situação costuma ser grande em locais sem muita fiscalização, principalmente em grandes favelas, em que as casas costumam ser muito próximas umas das outras.

No entanto, com o aumento da tecnologia, sobretudo da inteligência artificial, o método usado por muitos brasileiros poderá acabar. Pesquisadores da Universidade de Luxemburgo desenvolveram um software com inteligência artificial que possui a capacidade de identificar com 65% de precisão os problemas de leitura em medidores de consumo elétrico.

Famosos gatos de luz poderão acabar com inteligência artificial.
Famosos gatos de luz poderão acabar com inteligência artificial.

Deste modo, o programa consegue perceber quando a medição do "relógio de energia" de uma casa ou mesmo estabelecimento está abaixo do que é esperado. A intenção é diminuir com a quantidade de fraudes que estão relacionadas com a adulteração de equipamentos de medição e também da rede elétrica.

O software desenvolvido pela universidade foi treinado com dados de medidores coletados em 3,6 milhões de lares brasileiros durante cinco anos. Assim, ele foi treinado para conseguir identificar quedas bruscas ou mesmo graduais no que diz respeito ao consumo de energia.

A estimativa é que no Brasil 22% de toda a energia gerada no país seja desperdiçada com fraudes desse tipo, ou seja, um quinto de toda a energia acaba sendo roubada.

O problema não ocorre somente no Brasil, em países como a Índia a questão ainda é mais grave. Lá, a média estimada de roubo de energia no ano passado foi de 31%. De acordo com os pesquisadores, o problema não é exclusivo de países mais ricos. No Reino Unido, por exemplo, no ano passado, o prejuízo com o roubo de energia ficou em 440 milhões de euros, cerca de R$ 1,8 bilhão.

A tecnologia com a inteligência artificial será oferecida para as distribuidoras de energia elétrica de todo o Brasil e também América Latina pela empresa Choise Technologies.