Dentre muitas novidades no visual e ficha técnica, a chegada do Pixel 6 e 6 Pro marca uma nova fase da família de celulares do Google. A empresa pretende atingir um novo patamar do mercado que disputa espaço com flagships de outras empresas e, para isso, construiu o Tensor, processador proprietário que pode receber uma versão especial para tablets e Chromebooks da marca.

Tablets e Chromebooks do Google terão chip próprio

Se a fonte estiver correta, a Gigante das Buscas está seguindo os passos da Apple, que criou uma série de processadores próprios para seus diferentes dispositivos, como os chips Apple Silicon para os iPhones e M1 para os iMacs.

Segundo uma reportagem recente da agência de notícias Nikkei Asia, a empresa está fazendo um grande investimento para desenvolvimento de novos chips para sua linha de tablets com Chrome OS e Chromebooks, com as primeiras soluções chegando ao mercado em 2023. Ao que se sabe, eles serão baseados na arquitetura ARM e devem contar com os mesmos complementos de Inteligência Artificial, como TPUs, já encontrados no Google Tensor.

A fonte também salienta a preocupação e esforços da empresa em projetos de chips customizados que estão passando por uma forte ampliação. Se tudo sair como o planejado, todos os dispositivos lançados pelo Google terão componentes fabricados pela própria empresa, dispensando desenvolvimento terceirizado. Como não há nenhuma informação sobre isso, é possível que apenas os smartphones intermediários da fabricante não estejam entre os contemplados.

Pixel 6 com Google Tensor vem aí

Já apresentado, mas ainda não disponível, o Pixel 6 marca o início de uma nova era para a fabricante. Em agosto, o Google revelou pelo Twitter boa parte de suas especificações que, além do chip Tensor, se destacam pela presença de um módulo de câmeras aprimoradas com foco em executar tarefas de IA.

Na prática, além de aprimorar a qualidade de fotos, a TPU integrada no processador permitirá que os algoritmos robustos de HDR e pós-processamento pelos quais a linha Pixel é conhecida sejam aplicados em tempo real em vídeos. A expectativa é que eles sejam anunciados para venda até o fim de outubro.

Fonte: Giz China