Há exatamente 14 anos atrás, a Apple trouxe para o mercado um novo dispositivo que era muito mais do que um simples tablet. O iPad era um aparelho poderoso, elegante e fácil de usar que mudou completamente a forma como consumimos conteúdo digital. Com ele, tornou-se possível navegar na internet, assistir vídeos, jogar, ler livros, desenhar e até trabalhar da forma mais confortável e intuitiva do que em um computador.

Como foi o lançamento do primeiro iPad?

O lançamento do primeiro iPad foi um evento muito aguardado pela indústria da tecnologia e pelos consumidores em todo o mundo. A Apple fez um grande evento em San Francisco, e Steve Jobs, então CEO da Apple, foi o responsável por apresentar o iPad ao público pela primeira vez. Ele subiu ao palco para falar sobre as funcionalidades do novo dispositivo, enfatizando que o iPad combinava a portabilidade e a facilidade de uso de um smartphone com o poder de um computador pessoal.

Tela de 9,7 polegadas, sem câmeras e com duas versões, esse foi o primeiro iPad da história da Apple (Foto: Reprodução)
Tela de 9,7 polegadas, sem câmeras e com duas versões, esse foi o primeiro iPad da história da Apple (Foto: Reprodução)

Durante a apresentação, Jobs demonstrou as capacidades do iPad, mostrando como era fácil navegar na internet, ler e-mail, assistir a vídeos, ouvir música e até mesmo jogar jogos. Ele também destacou a bateria de longa duração do dispositivo, que permitia até 10 horas de uso contínuo.

O lançamento do iPad foi um grande sucesso, com muitos consumidores ansiosos para comprar o novo dispositivo. Nos primeiros 80 dias após o lançamento, a Apple vendeu mais de 3 milhões de unidades do iPad em todo o mundo. A chegada do iPad foi um marco importante na história da tecnologia, o que estabeleceu uma nova categoria de dispositivos eletrônicos que ganha novos modelos até hoje.

Quais eram as especificações do primeiro iPad?

Resumindo, essas são as principais características do primeiro iPad, lançado em 2010:

  • Tela: tela multi-touch de 9,7 polegadas com resolução de 1024 x 768 pixels a 132 pixels por polegada (ppi).
  • Processador: processador Apple A4 de 1 GHz.
  • Armazenamento: 16 GB, 32 GB ou 64 GB de armazenamento interno.
  • Conectividade: Wi-Fi (802.11a/b/g/n) ou Wi-Fi e 3G (HSDPA, 7,2 Mbps; HSUPA, 5,76 Mbps) dependendo do modelo.
  • Câmera: sem câmera.
  • Bateria: bateria de polímero de lítio de 25 Wh que oferece até 10 horas de uso contínuo.
  • Sistema operacional: iOS 3.2 (que posteriormente foi atualizado para iOS 4).

O primeiro iPad também incluía um sensor de aceleração, sensor de luz ambiente e um alto-falante integrado. O dispositivo tinha dimensões de 242,8 x 189,7 x 13,4 mm e pesava cerca de 680 gramas (para o modelo Wi-Fi e 3G).

6 curiosidades sobre o primeiro iPad da Apple

Em 2010, Steve Jobs apresentava o primeiro iPad da história da Apple (Foto: Reprodução)
Em 2010, Steve Jobs apresentava o primeiro iPad da história da Apple (Foto: Reprodução)

Confira alguma curiosidades sobre o primeiro iPad, lançado pela Apple em 3 de abril de 2010:

  1. O iPad original foi apresentado por Steve Jobs em um evento especial em San Francisco, com uma apresentação de 1h30 e que contou com a presença de mais de mil jornalistas e convidados.

  2. O nome "iPad" foi alvo de muitas piadas e especulações antes do lançamento. Algumas pessoas acreditavam que o nome era um trocadilho com a palavra "iPod", enquanto outras achavam que soava como algo relacionado ao ciclo menstrual.

  3. O iPad original foi lançado em duas versões: uma com Wi-Fi e outra com Wi-Fi e 3G. A versão Wi-Fi custava US$ 499 nos Estados Unidos, enquanto a versão com Wi-Fi e 3G custava US$ 629.

  4. Antes do lançamento do iPad, a Apple havia lançado outros dispositivos com tela sensível ao toque, como o iPhone e o iPod Touch. No entanto, o iPad foi o primeiro dispositivo da Apple a apresentar uma tela de 9,7 polegadas.

  5. Alguns críticos na época achavam que o iPad não teria sucesso porque não tinha câmera, USB ou suporte a Flash. No entanto, o sucesso do dispositivo provou que as pessoas estavam mais interessadas na facilidade de uso e na experiência do usuário do que em recursos técnicos específicos.

  6. Durante a apresentação do iPad, Steve Jobs mostrou um vídeo promocional que mostrava o dispositivo sendo usado para ler um livro eletrônico. Esse vídeo acabou sendo usado em um processo judicial da Apple contra a Samsung, alegando que a empresa coreana havia copiado o design do iPad para o seu tablet Galaxy.

O lançamento do primeiro iPad em 2010 teve um impacto significativo na indústria de tecnologia e mudou a forma como as pessoas interagem com a tecnologia. O iPad estabeleceu uma nova categoria de dispositivos eletrônicos, que combinava a portabilidade e a facilidade de uso de um smartphone com o poder de um computador pessoal. Além disso, o sucesso do iPad inspirou outros fabricantes a criar seus próprios tablets, e a categoria de tablets se tornou uma parte importante do mercado de tecnologia.

Vida longa ao iPad!