O Spotify tem enfrentado recentemente problemas com músicas e ouvintes (usuários) gerados por IA. A informação foi relatada pelo site Gizmodo, onde é dito que o Spotify excluiu milhares de músicas geradas por inteligência artificial que estavam armazenadas na biblioteca do serviço de streaming, mas esse não está sendo o maior problema da empresa. Na verdade, a companhia está preocupada com ouvintes gerados por IA, ou seja, usuários fakes criados para elevar o número de reproduções de determinadas faixas.

Spotify sofre com músicas e ouvintes falsos gerados por IA

Músicas e ouvintes falsos criados por IA tem sido um grande problema para o Spotify. Fonte: Oficina da Net
Músicas e ouvintes falsos criados por IA tem sido um grande problema para o Spotify. Fonte: Oficina da Net

De acordo com o Financial Times, o Spotify chegou a bloquear temporariamente novos uploads da startup Boomy devido à suspeita de fluxos automatizados de música. A companhia que foi barrada pelo serviço de streaming tem sido um grande ator na indústria das músicas criadas por IA.

Desde 2021, a Boomy oferece aos usuários uma plataforma criada para gerar automaticamente faixas com base em "vibrações" específicas. É possível, por exemplo, criar uma música de Hip Hop com traços de reggae. Para isso, basta que a pessoa dê o comando para que o programa da Boomy crie uma "faixa original".

Os usuários que criaram músicas através do software da Boomy podem realizar o upload delas em plataformas de streaming de música e ganhar royalties com elas. Devido a esse movimento, acabou surgindo aproveitadores desde modelo de negócio para gerar tráfego de streaming fraudulento através da criação de contas falsas nas plataformas de streaming de música.

A atividade de fraude foi alertada pelo Universal Music Group, uma grande gravadora que detém o direito de grandes artistas do mundo da música. A empresa pediu para que as empresas de streaming de música reprimissem o conteúdo de IA (inteligência artificial).