O Spotify for Podcasters foi refeito e traz botões de acesso das principais ferramentas disponíveis em uma única página. Agora o criador de conteúdo poderá escolher entre selecionar as opções "estatísticas", "episódios", "interação", "dinheiro" e "novo episódio". Essa alteração envolve a integração do serviço de podcasts Anchor, que foi comprado pelo Spotify em 2019 por US$ 154 milhões.

Agora o Anchor fará parte do serviço (marca) Spotify for Podcasters e a intenção é não terá mais seu nome original citado. Com essa integração e a adição de outros recursos criados pelo Spotify, os criadores de conteúdo poderão agora visualizar dados do desempenho de seu programa de podcasts, criar ou enviar novos episódios dentro da própria plataforma, além de adicionar recursos aos episódios já existentes. Os usuários poderão também adicionar vídeos e interagir com os ouvintes através de perguntas e enquetes.

Plataforma de gerenciamento e criação de podcasts
Plataforma de gerenciamento e criação de podcasts 'Spotify for Podcasters' é totalmente reformulada. Fonte: Spotify

É interessante notar que em cada episódio os ouvintes irão visualizar uma pergunta padrão: "o que você achou desde episódio". Claro que o criador de conteúdo pode personalizar sua pergunta para cada um de seus episódios publicados ou até mesmo desativar o recurso de interação. As respostas do público poderão ser lidas somente pelo autor do programa do podcasts e é possível "favoritar" algumas delas para ficar mais fácil visualizá-las na página do episódio no Spotify.

Outro ponto interessante anunciado pelo Spotify para os podcasts foi a parceria com o Patreon, plataforma criada para ajudar os criadores de conteúdo através da criação de planos de assinatura para apoiadores/seguidores. A ideia é fornecer conteúdos exclusivos para assinantes.

Com a monetização de podcasts o criador de conteúdo poderá escolher quais episódios serão pagos ou gratuitos. Isso é importante, pois é uma forma de retorno por todo o trabalho que houve para a produção, envolvendo tempo, estudo/pesquisa sobre diversos assuntos, edição, compra de equipamentos, entre outros aspectos.

Formas de ganhar dinheiro com podcasts no Spotify

Agora há duas formas de ganhar dinheiro com podcasts no Spotify: através de anúncios ou utilizando uma ferramenta de apoio de fãs. No caso dos anúncios, a plataforma oferece 2 maneiras de monetização: anúncios lidos pelo apresentador para divulgar o Spotify for Podcasters e o acesso a anúncios de patrocinadores terceirizados através do Spotify Audience Network. Já para as ferramentas de apoio de fãs, o produtor de conteúdo pode lucrar através da assinatura mensal de podcasts oferecida pelo Spotify for Podcasters ou utilizar uma ferramenta de doação mensal, onde o ouvinte apoia os seus programas favoritos.

Infelizmente o apoio específico de programas de podcast só está disponível por enquanto nos EUA. Já no caso da assinatura mensal do Spotify for Podcasters, o recurso será disponibilizado inicialmente para 34 mercados na América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico. Para mais detalhes, acesse a página dedicada aos ganhos do Spotify for Podcasters.

Vídeo incorporado do YouTube

Sobre o Spotify for Podcasters

O Spotify for Podcasters foi criado em 2018, mas até 2022 a plataforma só fornecia análises do Spotify. Agora, ao se inscrever no serviço ou fazer login do Anchor ou do Spotify for Podcasters, o criador de conteúdo encontrará um painel com diversas ferramentas de criação, gerenciamento e aprimoramento de episódios.

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