Qual é a diferença entre o Photoshop e o Illustrator?

A empresa Adobe desenvolveu dois softwares para fins de edição de fotos. Os produtos são o Adobe Photoshop e o Illustrator. Ambos os softwares são únicos em termos de funcionalidade, mas até mesmo são usados ​​para o mesmo propósito.

Por | @oficinadanet Softwares Pular para comentários

Lançado em 1988, o Photoshop se tornou o melhor software de design gráfico. Ele foi originalmente concebido como uma ferramenta para os fotógrafos editarem e gerenciarem suas fotos - e para muitas pessoas, esse continua sendo isso. No entanto, devido à vasta gama de ferramentas disponíveis, o Photoshop tem muitas outras serventias.

O Illustrator começou sua vida um pouco antes do Photoshop, em 1987, e foi criado principalmente para as áreas de composição e logotipo do design gráfico. O Illustrator é hoje uma ferramenta para designers gráficos e artistas digitais, muito útil para criar diferentes produtos digitais. Ambos fazem parte do poderoso conjunto Creative Cloud da Adobe.

Mas qual é o melhor para tarefas específicas - e qual é melhor em geral? Obviamente, a resposta dependerá da situação específica, mas aqui vamos ver uma visão geral de qual ferramenta geralmente funciona melhor para cada caso. Se sua experiência for diferente, compartilhe suas opiniões nos comentários!

Adobe Photoshop Vs Illustrator

A seguir, os pontos que diferenciam o software Adobe Photoshop e o Adobe Illustrator.

Qual é o melhor para design de logotipo?

Usar o Illustrator significa que seu logotipo será um objeto vetorial, que não faz parte de um bitmap.

Embora ambos os programas aqui "possam" criar um logotipo, você precisa pensar sobre a capacidade de manutenção e o uso de seu logotipo. Embora seus tamanhos iniciais possam ser predefinidos, um logotipo precisa ser redimensionado e remodelado de acordo, já que é provável que seja usado muitas vezes em muitos materiais diferentes.

 Illustrator

Um gráfico de bitmap criado no Photoshop não pode ser redimensionado sem a perda de qualidade. Com isso em mente, usar o Illustrator significa que seu logotipo será um objeto vetorial, que não faz parte de um bitmap. O que significa que pode ser remodelado e redimensionado, mantendo toda a sua qualidade. O Photoshop tem um lugar no design de logotipo, mas na maior parte, o Illustrator deve ser sempre sua primeira escolha.

  • VENCEDOR: Illustrator

Qual é melhor para web design?

Para muitos designers, o Photoshop é geralmente a primeira escolha que vem em mente. Como os gráficos do Photoshop ficam em um bitmap baseado em pixels, parece ser a única opção para projetar em mídia de tela.

No entanto, ao projetar interfaces de usuário, o Illustrator pode oferecer muitas vantagens que o Photoshop não pode oferecer. Em primeiro lugar, usar o Illustrator aqui torna o trabalho muito mais rápido - há os pontos de redimensionamento óbvios. O Illustrator também é ótimo para criar componentes reutilizáveis. Usando o painel de símbolos no Illustrator, você pode criar uma biblioteca de ícones e elementos de formulário, que podem ser reutilizados e manipulados várias vezes.

 Photoshop

Mais consistente

Isso não só acelera o fluxo de trabalho, como também torna o design mais consistente. Além disso, à medida que nos movemos para uma web mais responsiva e ágil, veremos a necessidade de mais gráficos redimensionáveis ​​(ou seja, fontes SVG e pixel).

Na maior parte dos casos, o Photoshop ainda é o vencedor, mas não descarte o Illustrator completamente. Muitas vezes o Illustrator é sempre uma parte do fluxo de trabalho na criação de interfaces de usuário, mas a maior parte do trabalho é feita no Photoshop.

  • VENCEDOR: Photoshop

Qual ferramenta é melhor para arte digital?

O Illustrator é melhor para ilustrações gráficas limpas, enquanto o Photoshop é melhor para ilustrações baseadas em fotos. Embora o Illustrator possa parecer a escolha óbvia, tudo depende do tipo de ilustração. Ilustrações geralmente começam sua vida no papel, os desenhos são então digitalizados e trazidos para um programa gráfico, para ganhar cores. 

 Photoshop vs Illustrator Photoshop vs Illustrator

Como mencionado anteriormente, com o Illustrator é possível criar gráficos limpos e extensíveis, muitos dos quais podem ser facilmente reutilizados. O Illustrator é recomendado para ilustrações gráficas limpas. O Photoshop é recomendado para ilustrações baseadas em fotos, que exigem maior riqueza de detalhes e manipulação. Para muitos casos, a maioria dos ilustradores usaria uma mistura de ambos, tudo depende do tipo de ilustração que você está criando.

  • VENCEDOR: Empate

Qual ferramenta é melhor para esboços?

O Illustrator é muito mais fácil de usar para criar esboços rapidamente. Normalmente, uma caneta e um papel são o ponto de partida para o esboço de uma ideia, mas muitos criadores digitais preferem entrar diretamente no software de edição e começar a desenhar lá.

Illustrator Illustrator

Efetivamente, você poderia fazer isso em qualquer programa, mas com o Illustrator é muito mais rápido e fácil de usar para essa tarefa. A capacidade de redimensionar, manipular e reutilizar elementos rapidamente é crucial ao criar esboços.

  • VENCEDOR: Illustrator

Conclusões

Não há vencedor! Tudo depende do que você está tentando criar e como você trabalha. Ter uma sólida compreensão do Photoshop e do Illustrator é essencial para a maioria dos designers, seja um web designer, designer gráfico, designer de moda, ilustrador ou qualquer outro tipo de criador digital. 

Conhecer bem esses softwares vai garantir que você escolha a melhor ferramenta para a tarefa. Muitos designers terão preferência por um deles, seja em termos de usabilidade ou estética. Mas, o mais importante é que você se responsabiliza, como designer, por conhecer ambos os programas saber o que pode fazer com cada. 

Mais sobre: softwares, Adobe, photoshop

Siga nossas redes sociais