Não há dúvidas: o conjunto de softwares de design gráfico e ilustrações da Adobe são os melhores para qualquer função que você precise deles. Apesar de suas peculiaridades e problemas iniciais que vêm com quase todas as atualizações de versão, também é indiscutivelmente a melhor suíte que o dinheiro pode comprar. O problema é que é preciso muito dinheiro para comprá-lo. Obviamente, isso não é um problema para aqueles que estão nadando no dinheiro com o seu trabalho, e por isso, resolvemos listar 7 alternativas gratuítas ao Adobe Illustrator CC que vão permitir fazer o seu trabalho sem desembolsar nada.

Veja também as as 5 melhores alternativas grátis ao Adobe Photoshop.

7 Alternativas gratuitas ao Adobe Illustrator CC

Gravit

Você encontrará muitas ferramentas básicas de edição de vetores no Gravit, incluindo caneta, linha, faca, fatia, bezigon e editor de gradiente. Ele também possui recursos mais avançados, como operações booleanas, símbolos, suporte a texto internacional e muito mais. 

Além disso, é projetado em uma interface amigável, e oferece tutoriais em vídeo. O Gravit funciona de dentro de qualquer navegador, o que significa que você pode editar e exportar seus arquivos em qualquer lugar com wifi. 

Ele também suporta renderização cmyk, para que você possa imprimir imagens com qualidade sem baixar nada. Você também pode importar e exportar arquivos em vários formatos, incluindo pdf, png, jpg, svg e sketch - o que torna essa opção mais flexível do que o Illustrator.

Plataformas: Mac, Linux, Windows, Chrome, qualquer navegador

BoxySVG

P BoxySVG é executado como uma extensão no Google Chrome, por isso é fácil armazenar gráficos vetoriais, incluindo ícones, gráficos e ilustrações na web. Ele oferece opções para a integração com o Google Fonts, e possui uma biblioteca do Open Clip Art, bem como ferramentas para ilustradores, incluindo canetas, curvas de bezier, grupos, formas, texto e muito mais. 

Por fim, o BoxySVG é mais simples que o Illustrator e, embora isso possa significar ferramentas menos avançadas, também significa um processo mais rápido e fácil para criar arquivos de gráficos vetoriais.

Plataformas: Mac, Windows, Google Chrome e Web

Inkscape

Um dos substitutos mais comparáveis ​​ao Adobe Illustrator, o Inkscape tem muitas ferramentas semelhantes de desenho, ilustração e edição, incluindo teclas para mover e girar por pixels de tela, traçado de bitmap, pintura de cor sobre objetos e edição de gradientes com alças. 

O Inkscape é um produto de qualidade para designers da Web pró ou semi-profissionais, que trabalham no formato de arquivo SVG. Ele também oferece um pacote de gráficos vetoriais de código aberto, portanto, se você tiver as habilidades técnicas, poderá incorporar o Inkscape em seus outros programas de software.

Plataformas: Mac, Windows, Linux

Affinity Designer

O Affinity Designer foi supostamente "construído do zero, ao longo de um período de cinco anos... com as necessidades dos profissionais criativos em seu núcleo".

Com controles de rasterização, zoom infinito, uma ferramenta de caneta de engenharia de precisão, pontos de encaixe automáticos, cores pop, e uma extensa gama de ferramentas de edição vetorial, este sistema realmente compara em design e função para o Illustrator. 

A versão completa custa US$ 49,99, mas a versão de avaliação é gratuita e oferece muitas ferramentas.

Plataforma: Mac

GIMP

O GIMP, que significa GNU Image Manipulation Program, tem funções vetoriais limitadas, mas possui ferramentas semelhantes ao Photoshop, tornando-o um editor de imagens impressionante, com poderosas opções de manipulação de imagens. 

Melhor ainda, o GIMP fornece opções para personalização e plug-ins de terceiros, portanto, se as suas necessidades de edição de imagens forem um pouco exclusivas, convém verificar essa ferramenta.

Plataformas: Mac, Windows, Linux

OpenOffice Draw

Embora não seja a plataforma mais atraente do ponto de vista estético, o OpenOffice Draw tem muitas ferramentas de alta qualidade para criar pôsteres, gráficos ou diagramas, incluindo uma ferramenta de manipulação de objetos e uma ferramenta de controle 3D. 

O sistema também permite criar versões em flash do seu design. Você pode usar a galeria de clipart do OpenOffice Draw ou criar imagens e adicioná-las à galeria para facilitar o acesso futuro.

Plataformas: Windows, Linux, Mac

 

Pixlr

O Pixlr oferece vários recursos úteis para edição, criação e compartilhamento de imagens criativas - embora seja menos avançado em termos de funcionalidade que o Illustrator, é baseado em nuvem e é suportado em dispositivos móveis, computadores ou na Web. 

Se você pretende trabalhar em diferentes dispositivos para criar imagens, experimente o Pixlr.

Plataforma: Windows, Mac, Web, Celular

Você pode precisar usar uma combinação das alternativas gratuitas acima para realizar o trabalho que faria no Adobe Illustrator, mas para muitas pessoas, valerá a pena o dinheiro economizado. Tem conhece algum outro software para esse fim? Solte uma sugestão nos comentários abaixo!