Recentemente, a equipe do famoso media player Plex que possibilita aos usuários a criação de uma própria biblioteca de conteúdo em um servidor e assim, poder tocá-la de qualquer lugar através do Plex Pass, criou o Plex Labs, uma nova divisão com o intuito de construir projetos paralelos, sem ligação direta com o principal produto da companhia. Porém, com o objetivo de aprimorar ainda mais a experiência dos usuários e trazer ainda mais facilidades para o dia a dia.

Na terça-feira (19) foi anunciado o primeiro trabalho desenvolvido neste laboratório, destinado aos usuários de macOS e de Windows, o Plexamp. Este software por sua vez traz consigo a ideia que evidencia o seu nome, no caso o velho tocador Winamp. Sendo assim, a novidade segundo seus criadores, contém uma interface bonita, simples e minimalista que possibilita aos seus usuários tocar as suas músicas em qualquer formato salvas na plataforma.

Plexamp
Plexamp possibilita que os usuários toquem músicas em qualquer formato

O tocador conta com visual simples que se adapta ao álbum que está sendo reproduzido, em que os botões contextuais aparecem somente quando você quer utilizá-los e com uma ferramenta de busca que é a única forma de encontrar as suas músicas. Isso, para alguns usuários pode ser um enorme problema, pois muitos gostam de conter uma lista com todas as duas faixas ou então com artistas ou álbuns para não precisar ficar procurando por cada faixa, mas a companhia ressalta que tomou essa decisão em nome da simplicidade.

Entretanto, o Plexamp vem com recursos modernos e essenciais para um tocador, como transições suaves, visualização de ondas sonoras, suporte a reprodução continua, entre outros. Além disso, ele suporta as teclas de controle de mídia dos Macs e permite tocar músicas off-line no computador.

Compatível com o OS X Mavericks 10.9 e superiores, Windows 7 e superiores, o Plexamp pode ser baixado gratuitamente, confira aqui.