A Honor lançou nesse ano de 2024 a sua nova geração da linha X, na qual trouxe alguns modelos para integrar a família (dentre eles o Honor X8b, que com certeza ficará conhecido como o rei do custo-benefício de 2024). Nesse post falaremos um pouco sobre esse baratinho, se ele é uma boa opção de compra, também sobre as suas especificações técnicas e o seu preço.

Honor X8b: o aparelho de entrada custo-benefício de 2024

O Honor X8b chegou aoi mercado buscando atingir um público que busca por um valor um pouco mais baixo ao invés de ficha técnica mais avançada. Será que vale a pena comprá-lo ou é melhor optar por algum outro concorrente? Vamos conferir se ele é uma boa opção para você e analisar os seguintes aspectos:

ÍNDICE

Design e acabamento

O acabamento do Honor X8b é simples, porém seu visual chama bastante atenção por sua semelhança com a Apple
O acabamento do Honor X8b é simples, porém seu visual chama bastante atenção por sua semelhança com a Apple

O Honor X8b conta com um design bem parecido com a dos demais modelos que são lançados pela empresa. Eu particularmente acho um visual bonito, ele tenta imitar os aparelhos da Apple que faz aparentar ele ser um aparelho mais premium do que de fato é. Em relação ao acabamento, ele tem plástico tanto na parte traseira como na parte lateral. Não há muito o que fazer. Nesse aspecto as marcas tendem a economizar bastante em aparelhos mais modestos.

Tela

A tela do Honor X8b possui ótima qualidade acima da média da categoria, sendo seu principal destaque
A tela do Honor X8b possui ótima qualidade acima da média da categoria, sendo seu principal destaque

A tela do Honor X8b possui tecnologia AMOLED com 6,7" de tamanho com uma taxa de atualização de 90Hz e resolução Full HD+. A qualidade dela é excelente, e com certeza é um dos melhores aparelhos da categoria nesse quesito. Não espere uma qualidade equivalente a de um Galaxy S24 Ultra pois certamente não é a proposta dele, mas para um intermediário premium ele se sai muito bem. Até mesmo a quantidade de bordas que ele traz na parte inferior é bem menor que modelos muito mais caros de uma certa empresa sul coreana, o que é impressionante para um modelo dessa categoria de entrada.

Performance

O Honor X8b foi feito para ser um aparelho barato, mas pra isso ele teve que ter algumas reduções de custo. O modelo é quipado com um processador bem modesto, o Snapdragon 680. Ele não foi o melhor do mundo nos testes, mas pra rodar jogos mais casuais e se não for muito exigente com a qualidade gráfica, ele dará conta do recado.

#CelularesPontosAsphalt 9COD: MobileGenshin ImpactMortal KombatTower of Fantasy
Xiaomi Redmi Note 12S1397230 FPS40 FPS43 FPS58 FPS43 FPS
10°Realme 121385158 FPS40 FPS34 FPS48 FPS38 FPS
11°Honor X8b1351259 FPS40 FPS34 FPS32 FPS27 FPS
12°Motorola Moto G521334719 FPS39 FPS32 FPS67 FPS32 FPS
13°Xiaomi Redmi Note 12 4G1321230 FPS40 FPS33 FPS38 FPS48 FPS

Como pudemos ver ele se saiu de forma razoável nos testes, sendo que ele consegue oferecer performance apenas ok para encarar qualquer tipo de jogatina. Será preciso diminuir a qualidade gráfica de alguns jogos para obter performance maior.

Câmeras

Geralmente a Honor costuma ser uma referência quando o assunto é sensores de câmeras, principalmente nos seus modelos flagships da linha Magic Pro. Todavia por nesse caso se tratar de um dispositivo de entrada, o aparelho conta com um conjunto de câmeras bem básico, sendo um sensor de 108MP com f/1.8 de abertura, um de 5MP f/2.2 para ultrawide e um inútil sensor de 2MP apenas para fazer o modo macro.

Não conseguiu trabalhar o contraste das áreas escuras.
Dia normal no RS
Objeto com bons detalhes
HDR em teste
Objeto
Foto noturna, há ruídos
Foto noturna
Selfie interna
Selfie interna
Selfie interna retrato
Selfie interna
Selfie interna escura
Selfie noturna

Bateria e carregamento

A Honor colocou uma bateria de 4500mAh que, assim como a velocidade de carregamento de apenas 35W de potência máxima suportada. Ele não terá uma bateria incrível e nem carregamento rápido, mas dá pra relevar considerando a categoria do produto (mas ao menos a bateria, bem que já poderia ter 5000mAh de capacidade).

No total, o aparelho consumiu 98% da carga durante um teste de 7 horas e 45 minutos de uso intenso. O tempo de carregamento de 0% a 100% foi de aproximadamente 1:05h, utilizando o carregador de 35W incluído na caixa.

Concorrentes

O Moto G34 é um dos concorrentes do Honor X8b, ele traz tela inferior ao Honor em troca de melhor performance pra jogos
O Moto G34 é um dos concorrentes do Honor X8b, ele traz tela inferior ao Honor em troca de melhor performance

O Honor X8b traz como principais concorrentes o Realme C67 e o Moto G34. Caso o seu foco seja desempenho, o modelo da Motorola entregará mais performance por contar com o Snapdragon 695. Esses modelos citados também oferecerão melhor autonomia de bateria, por contarem com 500mAh a mais em relação ao modelo lançado pela Honor.

Vale a pena comprar o Honor X8b?

O Honor X8b é aquele aparelho voltado para quem busca um modelo de baixo custo, com tela de qualidade
O Honor X8b é aquele aparelho voltado para quem busca um modelo de baixo custo, com tela de qualidade

Esse aparelho é voltado para o público menos exigente. Sendo assim, ele não oferece as melhores câmeras, nem o melhor acabamento e muito menos o melhor desempenho. Todavia, ele cumpre o que promete para um smartphone de categoria mais modesta, e seu principal destaque é a tela AMOLED de resolução Full HD+, um ótimo diferencial em relação aos seus principais concorrentes citados acima. Ele custando na faixa dos R$1.000 até R$1.100, será uma ótima aquisição.

Honor X8b
7.8
Prós
  • Bateria
  • Tela AMOLED de ótima qualidade
  • Boas memórias
Contras
  • Design cópia do iPhone
  • Câmeras poderiam ser melhores
Você compraria o HONOR X8b? 65,38% 34,62%