O Google anunciou nesta quinta-feira (11) a disponibilidade da primeira versão beta do Android 15. Isso quer dizer que estamos na fase de testes e que devem levar ao próximo passo: o lançamento oficial da versão estável. Em fevereiro deste ano, a empresa já havia lançado oficialmente a primeira versão da plataforma para seus smartphones da linha Pixel. A versão estável deve chegar apenas entre julho e setembro.

As novidades da primeira versão beta do Android 15

Entre as principais características da versão beta do Android 15 está a introdução da barra de navegação transparente "de ponta a ponta", oferecendo uma experiência mais imersiva tanto em smartphones quanto em tablets. Além disso, uma nova funcionalidade permitirá aos usuários "armazenar" aplicativos no nível do sistema operacional, marcando-os com um ícone de nuvem com uma seta para baixo e um tom mais escuro.

Uma das adições mais esperadas é a capacidade de utilizar mais de uma carteira digital. Além disso, o recurso "ProfilingManager" permitirá uma gestão mais eficiente dos aplicativos por meio da criação de perfis, utilizando uma nova API do Android Jetpack.

Outra novidade é que o recurso Talkback agora oferecerá suporte a telas em Braille que utilizam o padrão HID, ampliando a acessibilidade para usuários com deficiência visual. Além disso, uma nova API está sendo disponibilizada para permitir aos desenvolvedores aproveitar a criptografia de ponta a ponta em seus aplicativos.

Quando o Android 15 vai chegar no meu celular?

Quanto ao lançamento oficial do Android 15, o Google planeja disponibilizar a versão final durante o terceiro trimestre de 2024, embora uma data específica ainda não tenha sido anunciada.

Cronograma de lançamento do Android 15. Imagem: Google/Reprodução
Cronograma de lançamento do Android 15. Imagem: Google/Reprodução

No momento, apenas os dispositivos da linha Google Pixel são compatíveis com a versão beta do Android 15, dando a oportunidade dos usuários experimentarem as novas funcionalidades antes do lançamento oficial. A seguir, essa é a lista de smartphone compatíveis com essa primeira versão do sistema:

  • Google Pixel 6
  • Google Pixel 6 Pro
  • Google Pixel 6a
  • Google Pixel 7
  • Google Pixel 7 Pro
  • Google Pixel 7a
  • Google Pixel Fold
  • Google Pixel Tablet
  • Google Pixel 8
  • Google Pixel 8 Pro

Depois de ser oficialmente lançado, o Android 15 vai ser disponibilizado também para usuários de outras marcas, como Samsung, Motorola, OnePlus, Xiaomi, realme e outras.