Poder ter em mãos o Galaxy S24 Plus me fez pensar que talvez seja essa a alternativa ideal para quem não quer um smartphone tão grande quanto o S24 Ultra. A bateria renovada, o Exynos novo com melhor sistema de arrefecimento, tela melhor e mudanças no design tornaram esse um dos smartphones Android mais premium que existem.

Sou Nicolas Muller e testei o S24 Plus por algumas semanas e essa é a minha análise. Confira em vídeo também:

Câmeras

No conjunto de câmeras, temos o sensor principal de 50MP, presente no S23 FE, S23 e por aí vai. Temos ainda um sensor de 10MP com lente de zoom óptico de 3x e por fim um sensor de 12MP para câmera ultrawide. Na selfie temos 12MP.

O S24 Plus é capaz de gravar vídeos em até 8K a 24FPS, faz 4K e FULLHD a 60fps também, na câmera principal, é óbvio. A câmera ultrawide é a única que não faz 4K a 60fps, faz no máximo 4K a 30fps. A frontal faz 4K 60.

Não há inovação em sensores, as melhorias estão no software. A Samsung diz ter aprimorado o processamento de imagem com o ProVisual Engine, disponível na nova série Galaxy S24, que utiliza inteligência artificial, juntamente com algoritmos, para obter fotos noturnas mais limpas, livres de ruído, além de reduzir o tremor da câmera e o desfoque de movimento.

Fotos diurnas

Em fotos diurnas tivemos mudanças em processamento de imagem, achei as fotos mais realistas com aspecto bastante natural. Desapareceu aquele excesso de nitidez, e temos detalhes mais suaves em comparação com a geração anterior, ponto positivo.

UltraWide e Zoom ótico

A câmera ultrawide por incrível que pareça manteve as cores das fotos, teve baixo ruído em imagens noturnas, ainda inferior ao sensor principal, mas melhorando.

As fotos com zoom assim como as ultrawide são levemente inferiores à câmera principal. Há mais ruído e algumas vezes as cores, talvez por conta da inteligência artificial que calcula baseado no quadro atual.

Zoom 3x
Zoom 3x
Zoom 3x
Ultrawide diurna
Ultrawide noturna
Ultrawide diurna
Ultrawide diurna
Ultrawide diurna

Fotos noturnas

Quando a luz diminui, você vê o brilho desse celular. Ele captura excelentes fotos com pouca luz. Os detalhes são amplos (e não excessivamente nitidamente), enquanto a dinâmica é excelente. Há uma abundância de detalhes e informações nas sombras, enquanto as áreas mais claras, especialmente as luzes artificiais, não são superexpostas, o que era frequentemente um problema no Galaxy S23 Plus do ano passado.

Selfies

As selfies seguem o mesmo padrão do conjunto traseiro, nitidez um pouco mais elevada que o normal, cores e balanço de branco bem adequados e alcance dinâmico no ponto. O que eu notei em alguns casos é que será na frontal um dos pontos que podemos perceber mais inconsistência nas fotos onde as câmeras mais sofrem, que são as fotos contra luz e fotos noturnas. É aqui ainda onde me parece que não está tão bom quanto a câmera traseira, mas falo isso somente em casos extremos de baixíssima luminosidade.

Selfie noturna
Selfie contra o sol
Selfie interna
Selfie retrato
Selfie interna
Selfie interna

Tela

Contamos com tela Dynamic LTPO AMOLED 2X de 6.7 polegadas com resolução QHD agora presente também nas versões Plus, tem taxa de atualização de 120Hz. Essa é uma das telas com melhor qualidade e nitidez que eu já vi. A Samsung libera opção para escolher resolução, para mim faz sentido usar a maior resolução, eu quero mesmo é nitidez.

Galaxy S24 Plus a tela
Galaxy S24 Plus a tela

Lembrando que temos sensor de impressões digitais sob a tela, aqui foi onde me surpreendi. A velocidade para desbloquear o smartphone com esse sensor ultrassônico é incrível, nunca tinha visto algo tão fluido.

Finalmente temos a tecnologia LTPO 3.0 no Galaxy S24 Plus. O que isso significa? Ao contrário dos modelos anteriores da linha Galaxy S Plus, este permite uma taxa de atualização super suave e dinamicamente ajustável, variando de 1 a 120Hz, dependendo do conteúdo exibido na tela.

Não sei se reparou nas imagens, mas a tela tem uma das menores bordas que já vi em um smartphone, são simétricas e com ótimo acabamento.

S24 Ultra vs S24 Plus
S24 Ultra vs S24 Plus

O que me incomodou foi o tamanho da tela. O S24 Ultra é gigante, o S24 Plus é grande e o S24 é pequeno. Faltou um celular médio, tipo uma versão PRO que o iPhone tem. De mesmo hardware do Ultra, só que não tão grande quanto o Plus e Ultra. Talvez seja insistência minha, mas vejo que há espaço para um smartphone como esse.

Performance

A linha S24 é a mais potente da Samsung no momento. A Samsung sempre trazia linhas com um processador definido aqui para o Brasil, desta vez ela misturou tudo. Agora somente a versão ultra chega com o Snapdragon, as S24 Plus e S24 chegam com o Exynos 2400, tão odiado por alguns.

Eu testei ele em jogos, onde ainda é um lugar que podemos mensurar, afinal, hoje em dia qualquer celular tem uma fluidez boa, os topo de linha então se você ficar comparando lado a lado com outro celular é questão de birra, aihhh meu celular é mais rápido que o teu. Esquece isso rapaz. Mas e o Exynos 2400, é bom ou não?

Todos os jogos que analisei no S24 Plus se saíram bem, inclusive um game mal otimizado que em todos os testes foi mal, o S24 Plus pegou 49 frames de média. Outros jogos como PUBG Mobile com 87 frames, Genhsin Impact, Asphalt 9, Free Fire com 60 frames, Mortal Kombat deu 119 frames.

AnTuTu Benchmark Galaxy S24 Plus vs Galaxy S24 Ultra
AnTuTu Benchmark Galaxy S24 Plus vs Galaxy S24 Ultra

No Antutu Benchmark ele fez 1.744.540 pontos, contra 1.903.232 pontos do Galaxy S24 Ultra, mostra que sim o Exynos 2400 caminha atrás do Snapdragon 8 Gen 3, mas não muito longe e imperceptível ao usar o celular no dia a dia.

Bateria

Para quem esperava que o Exynos 2400 fosse mal na autonomia de bateria, se enganou. A Samsung melhorou a capacidade, agora com 4900mAh, 200 a mais que o antecessor ele também mostrou maior autonomia.

Duração da bateria: O Galaxy S24 Plus com a bateria de 4.900mAh aguenta +7h45min de tela em uso intenso. Ele consumiu 74% do total da carga durante o nosso ciclo de testes, onde já testamos mais de 75 celulares. Isso significa que ele deve passar de um dia inteiro de uso.

Ele ficou em 11º no ranking geral do teste de baterias, a caráter de comparação o S23 Ultra, no mesmo teste fez 79% de consumo, o S23 consumiu 100% da bateria e o Galaxy S23 FE 93% da bateria. Ou seja, o S24 Plus mandou super bem nesse quesito, foi o melhor Samsung topo de linha que já testei a bateria.

O carregamento completo leva 1 hora e 11 minutos com carregador de 25W que vem na caixa, ele tem capacidade de carregar até 45W, mas precisa comprar o carregador em separado. Também há carregamento sem fios de até 15W.

  • ✅Completou o ciclo;
  • Bateria: 4.900mAh;
  • Carregador: 25W;
  • Consumo: 74% da bateria;
  • Tempo de tela: Aguentou +7h45min;
  • Carregamento: 1h11min.

Design

Design Galaxy S24 Plus
Design Galaxy S24 Plus

O Galaxy S24 Plus segue o design Galaxy, a aparência geral é bastante similar à do Galaxy S23 Plus. Ambos compartilham estética e utilizam os mesmos materiais de construção. Ao contrário do Galaxy S24 Ultra revestido de titânio, o S24 Plus ainda confia no Armor Aluminum, juntamente com o Gorilla Glass Victus 2, enquanto o Ultra usa o novo Gorilla Glass Armor.

Uma mudança no S24 Plus é o design da estrutura lateral. A Samsung adotou a abordagem plana com o novo Galaxy S24 Plus e S24, sem uma estrutura lateral arredondada. Ficou ainda mais parecido com os iPhones. A Samsung não envia capa no kit, é recomendável investir em uma.

Em termos de tamanho, o Galaxy S24 Plus ficou um pouco mais alto em comparação com o Galaxy S23 Plus, mas não há uma diferença notável em largura, espessura ou peso.

Botões
Botões

Todos os botões e portas permanecem nos mesmos lugares do Galaxy S23 Plus, sem mudanças inesperadas. A resistência à água e poeira IP68 permanece, uma das características essenciais em um topo de linha.

O telefone é confortável na mão, talvez menos ergonômico do que o Galaxy S23 FE e os S23 normais, por conta do tamanho.

S24 Plus em mãos
S24 Plus em mãos

Inteligência artificial

A Samsung deu o primeiro passo na era de inteligência artificial dentro dos smartphones, mas ela gosta de chamar de outra forma, inteligência avançada, pois convenhamos, há pouca inteligência nisso tudo.

Vamos lá, o que mais me impressionou foi a capacidade de traduzir em tempo real chamadas em diferentes idiomas, isso sim pode ser algo realmente útil. Mas dificilmente grande parte dos consumidores vai utilizar.

O segundo p asso é edição de fotos generativa, você pode ver em funcionamento no vídeo acima.

Outros reviews da Samsung:

Extras

Estamos falando de um topo de linha da Samsung, então você pode esperar proteção IP68, conectividade mais completa com Bluetooth 5.3 WiFi 6e, som estéreo, o sistema de mini computador Dex presente nesses aparelhos.

Um dos pontos mais legais na apresentação do S24 Plus foi a capacidade de atualização que a Samsung empregou, serão 7 grandes atualizações de software, saindo do Android 14 e chegando até o Android 21, que deve chegar em 2030. A pergunta é: o celular vai durar até 2030?

Competidores

Galaxy S23 Ultra como competidor ao S24 Plus
Galaxy S23 Ultra como competidor ao S24 Plus

No Brasil o S24 Plus tem poucos competidores que se enquadram no nível dele, é um iPhone 15 ou 14 na versão Pro, para Android não vejo muitas alternativas a não ser os próprios Galaxy S23 Plus e S23 Ultra. Atualmente o preço do S24 Plus está batendo o S23 Ultra, se você não se importa com o tamanho do Ultra, seria uma opção.

Conclusão

Samsung Galaxy S24 Plus
9.7
Prós
  • Câmeras
  • Design com proteções
  • Bateria melhor e ótima autonomia
Contras
  • Tamanho dele ficou grande
  • Preço alto ainda

O Galaxy S24 Plus evoluiu, havia algumas gerações dele que a Samsung não trabalhava mais arduamente nessa versão. Agora com bateria maior, tela ganhou também mais área, menos bordas e maior resolução. O design foi, digamos, modernizado, com arestas retas que na minha opinião só fizeram ele ficar mais parecido com iPhone.

Onde comprar?

  • R$ 5.998,99 Americanas Samsung Galaxy S24 Plus 256GB 12GB RAM Ver oferta
  • R$ 6.299,00 Girafa Samsung Galaxy S24 Plus 256GB 12GB RAM Ver oferta
  • R$ 6.699,00 Amazon*** Samsung Galaxy S24+, Galaxy AI, Selfie de 12MP, Tela de 6.7 1-120Hz, 512GB, 12GB RAM - Creme Ver oferta

Ainda creio que há espaço para mais um integrante dessa família S, uma versão PRO, menor que o Plus mas tão potente quanto o Ultra, por que tem pessoas que não querem um smartphone gigante igual o Ultra, nem tão grande quanto o Plus, muito menos pequeno igual a versão normal. Pensa nisso com carinho Samsung.