A Samsung está encerrando o suporte de software de quatro smartphones: Galaxy S10, S10e, S10+ e A50. Esses modelos, lançados no início de 2019, foram removidos da página relacionada ao cronograma de atualizações, deixando assim de receber qualquer novo update. Curiosamente, outros dois integrantes da linha S10, que foram anunciados no mesmo período, continuam listados no site da marca.

Hora do adeus

Com o suporte finalizado, a linha Galaxy S10 e o Galaxy A50 deixam de receber atualizações de software, incluindo pacotes de segurança. No entanto, isso não significa que eles vão parar de funcionar, apenas que a Samsung não pretende liberar novos recursos, melhorias ou correções.

Por outro lado, o Galaxy S10 5G, que também foi lançado em 2019, ainda aparece no site da empresa, ou seja, ele continuará recebendo novas atualizações. O mesmo pode ser dito do Galaxy S10 Lite, apresentado no início de 2020, que deve seguir no cronograma por pelo menos mais um ano.

Galaxy S10e
Galaxy S10e

A decisão da Samsung em encerrar o suporte não é uma surpresa, afinal, o Galaxy S10, S10e, S10+ e A50 já estão no mercado há quatro anos. A linha S10 chegou às lojas com Android 9 e recebeu três grandes versões do sistema operacional (Android 10, 11 e 12), enquanto esse último modelo foi lançado com Android 9 e chegou até o Android 11.

O Galaxy S10 Lite, que é o mais recente, foi agraciado com a One UI 5.1 baseada no Android 13 em março. A nova interface da gigante sul-coreana oferece uma sobrevida ao aparelho, disponibilizando uma série recursos interessantes, incluindo widgets repaginados, realidade aumentada com emojis e muito mais.