A Receita Federal apreendeu um lote com mais 100 iPhones no Aeroporto do Recife. A operação foi realizada na madrugada da última quinta-feira (19) pela Inspetoria da Receita Federal. Avaliados em cerca de R$ 500 mil, a carga estava em posse de dois passageiros de um voo procedente da cidade de São Paulo, e foram apreendidos por se tratarem de produtos de origem estrangeira que não possuíam a comprovação regular de importação.

Ao todo, foram apreendidos 105 iPhones, cerca de 100 perfumes importados e ainda vários eletrônicos de origem estrangeira, como fones de ouvido sem fio e acessórios para celulares. A carga segue apreendida e os dois passageiros foram autuados. Caso não comprovem o pagamento dos devidos impostos, eles podem sofrer sanções fiscais, sendo indiciados pelo crime de descaminho. As penas podem variar de um a quatro anos de reclusão.

Mais de 100 iPhones contrabandeados foram apreendidos pela Receita Federal (Crédito: Receita Federal/Reprodução)
Mais de 100 iPhones contrabandeados foram apreendidos pela Receita Federal (Crédito: Receita Federal/Reprodução)

Quanto aos produtos, eles foram encaminhados aos depósitos da Receita Federal e após o devido processo administrativo, podem ser leiloados caso os responsáveis não regularizem a posse da carga.

Histórico da Receita Federal

A Receita Federal tem se esforçado no combate a pirataria e contrabando no Brasil através de operações nos principais pontos de entrada de mercadoria no país. Além do Aeroporto de Recife, a entidade realiza operações no Porto de Santos, bem como na Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu, que divide Brasil e Paraguai. Até os depósitos do Mercado Livre já sofreram fiscalização, resultando na apreensão de mais de 9 mil produtos.

Dentre os produtos mais apreendidos, estão os IPTV Box, usados para acessar os serviços restritos de assinatura de forma ilegal. Só no ano passado, mais de R$ 3,3 milhões de produtos piratas e contrabandeados foram apreendidos pela Receita Federal em todo o país.

Fonte: Receita Federal