A Receita Federal realizou uma operação em conjunto com a Polícia Civil do Rio de Janeiro e apreendeu uma carga com cerca de três toneladas de produtos piratas. Avaliada em mais de R$ 500 mil, os produtos tinham indícios de falsificação de marcas e não possuíam a devida certificação emitida pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que autorizam a comercialização de qualquer produto no país.

Receita Federal e Polícia Civil apreende carga de produtos piratas

Realizada na noite da última terça-feira (15), a operação se concentrou no centro da cidade do Rio de Janeiro, com o objetivo de reprimir o contrabando e outras práticas que contribuem com a pirataria no Brasil.

Entre os produtos apreendidos, haviam capas e carregadores de celular, caixas de som, aparelhos de TV Box, smartwatches, fones de ouvido, teclados sem fio, controles de videogames, câmeras de segurança, copos térmicos, além de selos falsificados.

Receita Federal e Polícia Civil apreende carga pesada de produtos piratas (Crédito: Receita Federal/Reprodução)
Receita Federal e Polícia Civil apreende carga pesada de produtos piratas (Crédito: Receita Federal/Reprodução)

Operações assim acontecem regularmente em todo o território nacional. A Anatel, por exemplo, criou o Plano de Ação de Combate à Pirataria (PACP) em 2018 e, desde então, mais de 4,2 milhões de produtos piratas foram apreendidos nas centenas de operações já realizadas. Um dos principais alvos são os aparelhos TV Box que são utilizados para acessar produtos IPTV piratas.

O Oficina da Net tem acompanhado as operações realizadas pela Anatel, Receita Federal e outros órgãos responsáveis pelo combate à pirataria no país. Durante o ano de 2021, aproximadamente 2,9 milhões dos produtos apreendidos estavam em portos, aeroportos e centros de distribuição dos Correios e outros marketplaces.

Fonte: Receita Federal