Uma parceria entre a Receita Federal e instituições de ensino superior resultou na descaracterização de 3.325 receptores de IPTV pirata, agora transformados em minicomputadores para serem usados em escolas da rede pública de ensino no Brasil. Desde a última terça-feira, 17 de maio, 53 prefeituras dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Tocantins começaram a receber os dispositivos.

Receita doa 3,3 mil IPTV Boxes para escolas públicas

Em diversas operações concentradas no combate a pirataria, a Receita Federal tem conseguido apreender um grande número de dispositivos ilegais. Dentre os mais comuns, estão os receptores de IPTV pirata, também chamados de TV Box pirata. Em boa parte dos casos, eles são importados de forma irregular e adulterados para acessar canais pagos, filmes e outros conteúdos restritos.

Fotos da cerimônia de doação dos receptores para a prefeitura de Patos de Minas, Minas Gerais (Crédito: Prefeitura de Patos de Minas/Reprodução)
Fotos da cerimônia de doação dos receptores para a prefeitura de Patos de Minas, Minas Gerais (Crédito: Prefeitura de Patos de Minas/Reprodução)

Com o objetivo de dar uma nova vida a esses aparelhos, o órgão criou o Projeto Além do Horizonte, que com a ajuda de instituições de ensino UFU, UFLA e IF Sul de Minas, conseguem transformar os TV boxes piratas em minicomputadores com destinação sustentável. A primeira ação foi realizada em dezembro do ano passado, quando foram destinados 745 minicomputadores a escolas públicas de oito municípios mineiros.

Nesse processo de transformação, o software que dá acesso ilegal aos satélites foi removido e o aparelho é bloqueado para não possa mais ser usado para finalidades ilicitas. Depois eles são reconfigurados e passam a funcionar como um mini computador, com sistema operacional e softwares de educação gratuitos.

Desta vez, um total de doze instituições foram beneficiadas, dentre elas o Centro Federal de Educação Tecnológica de Varginha/MG; Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, do Triângulo Mineiro, do Norte de Minas Gerais, de São Paulo, Campus Salto e de Goiás, Campus Goiânia; Universidades Federais de Itajubá, de Lavras, de Uberlândia, do Triângulo Mineiro e de Viçosa; Universidade do Estado de Minas Gerais; e Secretaria de Educação do Estado do Tocantins.

Fonte: Receita Federal