Os serviços de IPTV pirata seguem em alta no Brasil, e consequentemente continuam na mira dos órgãos reguladores e outras autoridades. Nesta terça-feira (19), uma nova operação coordenada pela Secretaria de Operações Integradas (SEOPI), em apoio com a Polícia Civil do Rio de Janeiro e da Agência Nacional do Cinema (Ancine), cumpriu diversos mandados de busca em treze endereços na capital carioca contra sites ilegais e canais de IPTV.

Polícia Civil realiza operação contra sites de IPTV pirata

A ação policial faz parte da nova fase da 'Operação 404', que já há muitos meses não tem medido esforços contra a pirataria no Brasil. Dentre os alvos, estava um canal de IPTV pirata, além de três sites de TV por assinatura e duas plataformas de streaming. De acordo com as investigações, a estimativa é que juntos, esses serviços ilegais acumulam mais de 46 milhões de acessos e possam ter gerado um prejuízo acima de R$ 100 milhões com a violação de direitos autorais.

O objetivo da missão é apreender os dispositivos que armazenam os conteúdos para serem transmitidos sem a devida autorização. Ao todo, os mandados de busca se concentraram em 13 endereços nas cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Magé, Cabo Frio e Casimiro de Abreu.

O crime principal é o crime de violação de direitos autorais. Os prejuízos são bilionários, da ordem de R$ 15 bilhões. Quem consome esses produtos alimenta o crime organizado e o mercado audiovisual perde empregos, deixa de gerar renda. O prejuízo para o país é gigantesco."

Eduardo Carneiro
Coordenador de combate à pirataria da Ancine

Segundo o G1, até ás 10h30 desta terça, 19 de abril, três pessoas foram conduzidas para para prestar depoimento, mas duas delas foram liberadas pouco tempo depois. Uma foi presa em flagrante na posse de um computador que era usado para a transmissão deplataformas piratas.

Fonte: G1