O futebol é ainda um dos conteúdos mais assistidos na TV paga e aberta, e consequentemente um dos conteúdos mais pirateados também. Desta vez, um processo aberto pela Comissão Europeia sobre a Lista de Observação de Falsificação e Pirataria, obteve contribuições da Premier League, liga de futebol profissional da Inglaterra, e da Aliança Audiovisual Anti-Pirataria (AAPA) que acabaram denunciando o funcionamento de milhares de transmissões ilegais.

Premier League denúncia plataformas de IPTV pirata

De acordo com a Premier League, o número de transmissões ilegais em plataformas de IPTV são extremamente altas. Para se ter uma ideia, apenas na temporada 2021/22 do campeonato, mais de 250 mil transmissões piratas foram detectadas durante duas partidas ao vivo.

Mais de 250 mil transmissões piratas em jogos da Premier League foram detectadas na temporada 2021/22. (Crédito: Premier- League/Reprodução)
Mais de 250 mil transmissões piratas em jogos da Premier League foram detectadas na temporada 2021/22. (Crédito: Premier League/Reprodução)

O documento apresentado na denúncia ainda cita duas formas de estratégia que essas plataformas ilegais colocam em prática para fornecer acesso a essas partidas. Uma delas é o Open Web Piracy, que fornece os jogos de forma gratuita, sem nenhum custo para quem está assistindo. Esse compartilhamento é feito a partir de um decodificador legítimo, porém com o uso de um divisor HDMI na conexão que leva o sinal também para o computador que fará a transmissão pela internet.

A segunda estratégia consiste na Closed Web Piracy, que necessita de um tipo de assinatura, porém com valores bem abaixo do que as plataformas legais cobram. Dentre as duas estratégias, a primeira oferece mais riscos, já que por ser gratuita, há uma procura muito maior por parte dos usuários.

IPTV pirata e futebol

O futebol em si é um dos conteúdos mais rentáveis na TV, rádio e streaming. Obviamente que esta popularidade fez a procura por transmissões piratas na internet cresceram muito nos últimos anos, e esse problema acontece em qualquer lugar do planeta. Na França, por exemplo, a Ligue 1 venceu no mês passado uma batalha contra diversos serviços de IPTV pirata que transmitiam suas partidas sem a devida autorização.

Em dezembro do ano passado, 40 provedores de IPTV pirata foram derrubados após denúncia da La Liga. Mais recentemente, quatro pessoas foram presas em março por vender serviços ilegais de IPTV no Reino Unido.