O Motorola Edge X30, smartphone lançado na China em dezembro de 2021, terá uma versão global denominada Edge 30 Pro. Trata-se do mesmo aparelho, apenas com nomenclatura diferente. E esse mesmo smartphone, já possui homologação da Anatel e, portanto, pode ser anunciado no Brasil a qualquer momento. A seguir tudo que a gente sabe sobre ele.

Em dezembro do ano passado, mais precisamente no dia 09, a Motorola lançou no mercado chinês seu novo smartphone, o Edge X30. Um smartphone topo de linha, carregando a novíssima geração de processadores da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 1 Waipio, versões com até 12GB de RAM e 256GB de armazenamento. O aparelho terá uma tela pOLED - que usa substância plástica na tela em vez do vidro, o que dá liberdade para explorar aparelhos com tela curva - de 6,7" fullHD+ com 144Hz de atualização e suporte a HDR 10 Plus. O Edge X30 tem ainda uma bateria de 5000mAh com carregador ultrarrápido de 68W.

Motorola Edge X30 na China será chamado Edge 30 Pro no Brasil

O aparelho é forte também em seu conjunto de câmeras, cujo sensor principal é de 50MP f/1.9, o segundo sensor ultrawide também tem 50MP. Uma terceira lente fecha o conjunto principal com 2MP para efeitos de profundidade. O sensor principal faz vídeos em 8K30fps. A câmera frontal tem sensor de 60MP f/2.2 e faz vídeos em 4K30fps.

Motorola Edge X30 - Veja aqui a ficha técnica completa

Edge X30 na China, Edge 30 Pro para o restante do mundo

A diferença entre os nomes do mesmo aparelho foi flagrada graças à certificação da NBTC - que é a Anatel da Tailândia. O modelo do Edge X30 lá ficou registrado como XT2201-1 e o nome comercial como Motorola Edge 30 Pro. No Brasil, a homologação foi concedida pela Anatel à Motorola para o mesmo modelo XT2201-1, portanto, o Brasil pode receber o Motorola Edge 30 Pro em breve.

Motorola Edge 30 Pro está homologado pela Anatel e deve vir ao Brasil

Suporte a caneta e rivalidade com o Galaxy S22 Ultra

Outra novidade interessante é que o Motorola Edge 30 Pro pode ter suporte a uma caneta inteligente. Quem informa é o site XDA-Developers, que diz que a Motorola pode lançar uma Smart Stylus junto do Edge 30 Pro, mas que, a princípio, a caneta não terá compartimento embutido no smartphone. Seria necessário então uma capinha estilizada para tal.

Suposto design de uma capinha para acomodar a caneta inteligente da Motorola

A presença de uma caneta inteligente no Edge 30 Pro o coloca para guerrear contra outro poderoso smartphone a ser lançado em 2022, o Samsung Galaxy S22 Ultra, que deve ter a caneta S Pen. Depois do fim da linha Galaxy Note, a marca sul-coreana deve lançar pelo menos um modelo do S22 com suporte a S Pen.

Os novos smartphones da Samsung devem chegar com o novo processador da marca, o Exynos 2200, mas também podem ter versões com o Snapdragon 8 Gen 1, assim como o Edge 30 Pro.

Dá para chutar qual deles será melhor?