A Apple não perdoa nem os seus próprios best-sellers: com o lançamento do iPhone 16e, a empresa decidiu descontinuar cinco modelos lançados em 2022, incluindo toda a linha iPhone 14 e o iPhone SE (3ª geração). Agora, esses aparelhos sumiram da loja oficial da marca — e embora ainda possam ser encontrados, podem estar com os dias contados também no varejo.

Apple retira de linha iPhones de 2022

Esses são os modelos descontinuados pela Apple em 2025:

✅ Eles ainda podem ser encontrados no varejo, mas não são mais vendidos pela Apple oficialmente.

Página da Apple indica que produtos da linha iPhone 14 está disponível apenas nos revendedores autorizados. Imagem: Captura de tela
Página da Apple indica que produtos da linha iPhone 14 está disponível apenas nos revendedores autorizados. Imagem: Captura de tela

A saída do iPhone SE marca também o fim de uma era. Por anos, ele foi a porta de entrada para quem queria um iPhone sem gastar tanto. Mas nos últimos lançamentos, a Apple insistiu num design antigo e num preço que não fazia sentido frente à concorrência Android — e pagou o preço com o fracasso de vendas.

Com um design ultrapassado, ficha técnica muito básica e um preço que não justificava a compra, o iPhone SE 3, por exemplo, não conseguia acompanhar a evolução do mercado e por isso estava na nossa lista de piores celulares do mercado.

Além deles, quando aconteceu o lançamento da linha iPhone 16 em setembro de 2024, a marca também descontinou os modelos iPhone 15 Pro e 15 Pro Max, justamente para incentivar os consumidores a adquirirem os modelos mais recentes e poderosos. Com isso, podemos presumir que quando a empresa finalmente anunciar a linha iPhone 17, mais modelos devem sair de linha.

E se eu tiver um iPhone 14 ou SE 3?

Você ainda vai receber atualizações do iOS por anos. A Apple costuma manter o suporte por 5 a 6 anos após o lançamento. Mas o fato desses modelos saírem de linha indica que eles não são mais recomendados pela própria empresa, o que pode impactar o valor de revenda no futuro.

Outras marcas fazem o mesmo?

A Samsung não vai muito mais além do que uma geração também, exceto para produtos da linha FE. Entrentanto, podemos encontrar a linha Galaxy S23 sendo vendida normalmente no site da marca, mesmo a empresa já tendo lançado a linha Galaxy S24 no ano passado e a nova liniha Galaxy S25 no ínicio deste ano.

A Motorola decepciona mais nesse sentido. Modelos recentes, muitas vezes com menos de dois anos de idade, são descartados pela marca para dar lugar a modelos mais recentes. Um deles é o Moto G04 que foi descontinuado com apenas 11 meses de lançamento.

Antes de você ir...

Quer saber quais iPhones ainda valem a pena em 2025? Veja nossa lista com modelos que valem mais que o novo iPhone 16e — e os celulares que devem parar de atualizar em breve.