Depois de diversos rumores, a HMD Global finalmente oficializou a chegada do Nokia XR20, seu novo modelo de smartphone "indestrutível". O aparelho tem uma ficha técnica de nível básico e durante os últimos relatos da empresa, foi descrito como um celular que "jamais precisaria de uma capa protetora". A grande sacada deste novo lançamento da Nokia é oferecer durabilidade. A apresentação do modelo dispensa comentários quanto a isso.

Nokia lança o XR20, seu novo celular "indestrutível"

Antes de falarmos sobre a sua durabilidade, o Nokia X20 vem equipado com o processador Snapdragon 480, aliado a duas versões de memória: uma com 4GB de RAM e 64GB de armazenamento e outra com 6GB de RAM e 128GB de espaço interno. Se necessitar de mais espaço, o usuário pode inserir um cartão microSD.

Nokia XR20. (Imagem: Reprodução / HMD Global)

O conjunto de câmeras organiza três lentes no total, sendo uma lente principal de 48MP e uma ultrawide de 13MP na traseira, mais uma frontal de 8MP. A sua bateria é composta por um tanque de 4.630 mAh e o carregador sem fio é de 15W, ou 18W com fio. O dispositivo oferece Android 11 e suporte para conectividade 5G.

Ao comprar um XR20, a Nokia oferece um mês grátis ao ExpressVPN, aplicativo Spotify já instalado e até três anos de atualizações de sistema. Assim, além do Android 12 que pode ser anunciado até o final deste ano, o aparelho tem o Android 13 e 14 garantidos.

Indestrutível

O principal destaque do Nokia XR20 fica por conta da sua durabilidade, o que pode ser caracterizado como "quase indestrutível". Em um portugês claro, podemos dizer que o aparelho é resistente a qualquer situação que normalmente coloca em risco a integridade de um smartphone, como quedas violentas, acidentes com líquidos e até arranhões.

Ele possui uma tela de 6,67 polegadas com resolução Full HD+ (2400 x 1080p) que é protegida pelo Corning Gorilla Glass Victus, que, segundo a empresa, é o vidro mais resistente no mercado atualmente. O Nokia XR20 resiste a quedas de até 1m80 (certificação MIL-STD 810H) e pode aguentar até uma hora embaixo d'água (IP68).

Por oferecer boa durabilidade, o Nokia XR20 é indicado para quem trabalha em locais que podem acontecer acidentes, como em obras e oficinas. (Imagem: Reprodução / HMD Global)

Para comprovar a resistência do smartphone, o jogador brasileiro Roberto Carlos e a freestyler Lisa Zimouche praticaram diversos testes com o Nokia XR20. O aparelho foi mergulhado na água gelada, derrubado sem dó no chão de concreto e até alvo daqueles chutaços do ex-lateral da Seleção Brasileira.

Confira o vídeo e, em seguida, o que o jogador disse sobre o Nokia XR20:

"Me pediram para refazer o chute de 97 muitas vezes nos últimos vinte anos, mas nunca dessa forma. Não achei que o Nokia XR20 pudesse aguentar a força do meu chute. Posso não ser mais profissional, mas sei que ainda sou forte — então foi um resultado impressionante".

Preço e disponibilidade

Disponível nas cores azul e preto, o Nokia XR20 já está à venda na Europa pelo site oficial da fabricante. O preço abaixo é oficial e convertido para o real brasileiro, embora não haja previsão de lançamento do aparelho por aqui:

Preço Nokia XR20

  • 6GB + 128GB - US$ 449 (~R$ 2.750)