A Nokia anunciou dois novos modelos, o Nokia X10 e o Nokia X20. A HMD prometeu suporte total por três anos, isso significa que além de três anos de atualizações do Android, a HMD entregará atualizações de segurança e ainda, três anos de garantia. Como parte da iniciativa verde da HMD, os smartphones vêm com um case incluído que é 100% biodegradáveis.

Os dois smartphones são praticamente iguais, tendo como principal diferença suas câmeras, então vamos falar do que eles tem em comum, antes de chegar nelas. O Nokia X10 e X20 chegam com processador Snapdragon 480 5G, um chipset de 8 nm com 2 núcleos Kryo 460 Gold (A76) e 6 núcleos pequenos e traz GPU Adreno 619, a mesma GPU presente do Snapdragon 750G, então não se engane, apesar de ser um série 400, sua GPU é superior a todas as outras da série.

O Nokia X20 tem configurações de memória diferentes do X10, são duas versões, 6GB ou 8GB de memória RAM e 128GB de armazenamento interno. O Nokia X10 por sua vez, conta com três versões, duas delas trazem 128GB de armazenamento interno com 4GB ou 6GB de memória RAM e outra versão com 6GB de memória RAM e 64GB de armazenamento interno.

Contudo você pode querer escolher mais memória RAM ao invés de armazenamento interno, pois ambos os modelos podem expandir suas capacidades através de cartões microSD de até 512GB, mas o slot de cartões é híbrido, então ou dois SIMCards de operadora ou um SIMCard e um cartão microSD.

Ambos os modelos trazem tela IPS LCD de 6,67" com resolução FullHD+, com brilho médio de 450 nits e cobertura de gama de cores de 82% NTSC, os modelos não contam com taxas altas de atualização de tela, temos telas de 60Hz aqui, não existe menção também a proteção, se possuem ou não Gorilla Glass, Mas o kit basíco de ambos trazem além da case biodegradável, uma película para tela.

Ambos os smartphones compartilham da mesma capacidade de bateria, 4.470 mAh compatível com carregamento de 18W. a HMD segue com a indicação de até 2 dias de uso. E por falar em carregadores, em algumas regiões, o Nokia X20 trará o carregador na caixa, mas o X10 só trará o cabo USB-C. Nas laterais, há um leitor de impressão digital junto ao botão de ligar e um botão dedicado para o Assistente do Google. O X10 traz certificação IP52 que garante que você possa ao menos pedir ajuda quando esquecer o guarda-chuva em casa e ser pego desprevenido na rua por uma chuva.

Mesmo design, porém com câmeras principais diferentes, o Nokia X20 traz um sensor de 64 megapixels e o Nokia X10 um sensor de 48 megapixels.
Mesmo design, porém com câmeras principais diferentes, o Nokia X20 traz um sensor de 64 megapixels e o Nokia X10 um sensor de 48 megapixels.

Pois bem, chegamos enfim às câmeras dos modelos, o Nokia X20 se destaca por trazer sensor principal de 64 megapixels acompanhado de lentes ZEISS, como de costume, um sensor secundário de 5 megapixels ultra grande angular e mais dois sensores de 2 megapixels, um para capturas macro e outro para desfoque em capturas de modo retrato. Sua câmera frontal é de 32 megapixels com foco fixo.

O Nokia X10 fica um pouco atrás, seu sensor principal é de 48 megapixels, mas também acompanhado de lentes ZEISS, os demais sensores seguem os mesmos do Nokia X20. A câmera frontal também perde para o X20, o Nokia X10 traz apenas 8 megapixels para suas selfies.

Vale destacar contudo, a presença do recurso Dual Sight em ambos os smartphones, você pode tirar fotos e gravar vídeos usando duas câmeras simultaneamente. O visor pode ser configurado como tela dividida ou Picture-in-Picture e todos os tipos de combinações podem ser feitas, por exemplo, as câmeras principal + a traseira ultra grande angular, ou até mesmo a frontal com o sensor macro traseiro tornando seu uso mais versátil. Contudo parace que a gravação de vídeos é limitada pelo processador da série 400, gravando vídeos em até 1080p 30 quadros.

Ambos os smartphones são 5G e não importa em que posição na gaveta de chip você coloque o chip 5G ele funcionará, isso quer dizer que você pode ter dois chips 5G no celular, além disso temos Wi-Fi 5, Bluetooth 5.0 com aptX HD/Adaptive e NFC, a entrada para fones de ouvido P3 de 3,5 mm também está presente e o fone serve como antena para seu receptor de rádio FM.

Em tempo, ambos os smartphones chegam ao mercado com Android 11e você não terá que se preocupar com atualizações tão cedo. O Nokia X20 estará disponível em maio pelo preço sugerido de 350 Euros (cerca de R$2.320 em conversão direta) e o Nokia X10 está programado para chegar um mês depois, em junho, com um preço sugerido de de 310 Euros (cerca de R$2.055 em conversão direta) . Apesar do preço um tanto quando salgado para dois smartphones com Snapdragon 480, vale considerar aqui os 3 anos de suporte total (Android + segurança + garantia).