O mês de julho não foi tão movimentado assim. Estamos chegando na última semana do mês, mas parece que só agora a coisa ficou boa. Antes de fechar a semana, vamos relembrar os smartphones lançados durante esta semana, com destaque para a Realme que anunciou uma nova opção do modelo GT, além da Xiaomi que lançou um dispositivo gamer para a linha POCO com um visual já conhecido, e a Samsung que simplesmente "relançou" um celular do ano passado.

Confira os celulares lançados nesta semana

Samsung Galaxy M21 2021 Edition

Parece brincadeira, mas no último dia 21, a Samsung anunciou uma versão de 2021 do M21 chamada Galaxy M21 2021 Edition. Se você acha que esta frase ficou repetitiva, vai ver a ficha técnica do "novo celular" da Samsung: idêntica ao do Galaxy M21 anunciado no ano passado.

O Galaxy M21 2021 Edition não muda em nada no quesito ficha técnica, recursos e funções, com exceção para o design que foi repaginado. Ele continua com uma tela Super AMOLED de 6,4 polegadas, resolução Full HD+ e câmera frontal de 20MP alojada em um notch em forma de gota no topo do display.

Samsung Galaxy M21 2021 Edition (Imagem: Reprodução / Samsung)
Samsung Galaxy M21 2021 Edition (Imagem: Reprodução / Samsung)

Debaixo do capô, o processador Exynos 9611 fica responsável por alimentar o celular, aliado de opções com 4GB ou 6GB de memória RAM, mais 64GB ou 128GB de armazenamento. A bateria, principal destaque do aparelho, positivamente permanece com 6.000 mAh e suporte para cargas de até 15W.

As câmeras traseiras alojam três lentes que possuem a mesma resolução do Galaxy M21 de 2020, com exceção para a lente principal que agora possui um sensor GN2 da Samsung, mas permanece com resolução de 48MP. As demais lentes se tratam de uma profundidade de 5MP e uma ultrawide de 8MP. Ele está disponível nas cores preto e azul e foi anunciado na Índia. Provavelmente, ele não deve sair de lá e seu custo sugerido equivale a R$ 1.020 no modelo mais completo de acordo com a conversão direta.

Samsung Galaxy M21 2021 - Veja aqui a ficha técnica completa

Realme GT Master Edition

No mesmo dia do Galaxy M21, a Realme anunciou dois novos aparelhos para compor a família GT: Realme GT Master Edition e Realme GT Master Exploration Edition, com esse último sendo a versão mais completa. Ele possui uma tela curva Super AMOLED de 6,55 polegadas de resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120Hz. Já o Realme GT Master Edition difere no tamanho da tela que é plana e possui 6,43 polegadas.

Realme GT Master Edition. (Imagem: Reprodução / Realme)
Realme GT Master Edition. (Imagem: Reprodução / Realme)

Ambos possuem uma câmera frontal de 32MP no canto esquerdo da tela e alojam um conjunto triplo na traseira. A versão Exploration Edition possui um sensor principal Sony IMX766 de 50MP com estabilização óptica de imagem (OIS), mais uma lente ultrawide de 16MP e uma câmera macro de 2MP. O Master Edition, por sua vez, tem 64MP na principal, ultrawide de 8MP e 2MP de câmeras macro.

As diferenças também existem no hardware interno dos dois dispositivos. O Snapdragon 870 vem debaixo do capô da edição Exploration e enquanto a outra vertente possui o Snapdragon 778G. Ambos oferecem opções com até 12GB de memória RAM e 256GB de armazenamento. A bateria tem 4.500 mAh e 4.300 mAh, respectivamente, com suporte de carga a 65W nos dois modelos.

Realme GT Master - Veja aqui a ficha técnica completa

OnePlus Nord 2 5G

Nesta quinta-feira (22) a OnePlus anunciou o Nord 2 5G que, sobretudo, se trata de um sucessor direto do OnePlus Nord anunciado há um ano. De qualquer forma, a fabricante chinesa enxugou muitas especificações e oferece um dispositivo com hardware inferior ao do modelo antecessor.

OnePlus Nord 2 5G. (Imagem: Reprodução / OnePlus)
OnePlus Nord 2 5G. (Imagem: Reprodução / OnePlus)

O Nord 2 5G conta com um display Fluid AMOLED de 6,43 polegadas, resolução Full HD e taxa de atualização de 90Hz, protegidos pelo padrão Corning Gorilla Glass 5. A câmera frontal fica alojada no canto superior esquerdo do display, e tem resolução de 32MP. As câmeras traseiras consistem em um principal de 50MP, uma lente ultrawide de 8MP e uma macro de 2MP.

Um dos grandes destaque do aparelho é a presença do inédito Dimensity 1200-AI, uma versão ligeiramente melhorada do já conhecido e popular chip da MediaTek. Ele oferece configurações de memória para até 12GB de RAM, 256GB de armazenamento e conta com um tanque energético composto por duas células de 2.250 mAh cada que garante a uma bateria nominal de 4.500 mAh com suporte para carga rápida de 65W.

OnePlus Nord 2 5G - Veja aqui a ficha técnica completa

Xiaomi POCO F3 GT

Xiaomi POCO F3 GT. (Imagem: Reprodução / Xiaomi)
Xiaomi POCO F3 GT. (Imagem: Reprodução / Xiaomi)

A Xiaomi também apareceu nos holofotes para apresentar o POCO F3 GT, um dispositivo gamer que possui a mesma configuração e características do já lançado Redmi K40 Gaming Edition. Com mesmo visual, mesma ficha técnica e suporte para gatilhos mecânicos, o POCO F3 GT é mais uma opção para quem quer um celular gamer por um custo mais acessível.

Ele possui uma tela AMOLED de 6,67 polegadas, com taxa de atualização de 120 Hz, resolução Full HD+ (2400 x 1080 pixels) e proteção de vidro Corning Gorilla Glass 5, uma das melhores atualmente. A tela ainda tem um furo no centro do topo para abrigar a câmera frontal de 16MP.

O desempenho fica a cargo do processador MediaTek Dimensity 1200 que, sobretudo, oferece suporte a conectividade 5G e boa performance para a grande parte das tarefas do dia a dia, o que inclui jogos. A ficha técnica continua com configurações de até 8GB de RAM e 256GB de armazenamento, e bateria de 5.065 mAh que suporta carregamento rápido de 67W.

As câmeras traseiras são compostas por uma lente principal de 64MP, acompanhada de uma ultrawide de 8MP e, por fim, um sensor adicional com resolução de 2MP para utilização como lente macro.

Xiaomi POCO F3 GT - Veja aqui a ficha técnica completa

Próximos lançamentos de 2021

Existem muito lançamentos que estão programados para este ano, mas que ainda não existem pistas para isso ou ainda possuem uma data muito distante, como o Galaxy S21 FE que deve chegar só em outubro, e o os dobráveis Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 3 que será finalmente anunciados na próxima edição do Galaxy Unpacked, evento da Samsung que ocorre no dia 11 de agosto. Ainda há esperanças para o Google Pixel 5a 5G, Pixel 6 e 6 Pro, mas sem previsão de lançamento.

Huawei P50 finalmente tem data confirmada para lançamento. (Imagem: Reprodução / Huawei)
Huawei P50 finalmente tem data confirmada para lançamento. (Imagem: Reprodução / Huawei)

Uma grande novidade que tivemos recentemente foi a confirmação da Huawei para o lançamento da linha P50, uma das mais queridas e aguardadas pelos fãs e que passou por uma série de imprevistos, como a falta de estoque de chips, sanções impostas pelo governo dos EUA e assim por diante. Com previsão de lançamento em abril, o Huawei P50 foi adiado para maio, depois para junho e agora finalmente teve sua data confirmada: 29 de julho, próxima quinta-feira.

Fique ligado no Oficina da Net para ficar por dentro de todas as novidades!