Se você está ligado nas postagens do Oficina da Net e em nosso canal no Youtube, reparou a forte presença de smartphones Realme nos ultimos meses. Pois é, a marca confiou em nosso trabalho para avaliar seus produtos de forma idônea. Então convido você para ver o que nós achamos do Realme 7, Realme 7 Pro, Realme 7 5G, Realme GT e também do Realme 8 Pro.

Mas aqui não vamos falar de smartphones e sim de um item cada vez mais essencial, um par de fones sem fio. E sim, os smartphones da realme ainda vem com entrada para fones de ouvido com fio, mas é que fones cabeados em 2021 parecem tão ultrapassados, não é mesmo? Pois bem, a Realme tem uma excelente opção TWS (true wireless stereo) pra quem quer unir estilo, sofisticação e ótimo som. O Realme Buds Air Pro é, sem dúvidas, uma ótima escolha nesse sentido e neste post eu vou te contar o porquê.

Os Realme Buds Air Pro são sofisticados
Os Realme Buds Air Pro são sofisticados

Antes da gente seguir, preciso dizer que não sou especialista em fones de ouvido, tampouco quero parecer um, portanto, fica registrado que este artigo visa compartilhar a experiência de um cidadão comum com este par de fones, uso no dia a dia, trabalho, atividades físicas e lazer. Caso você tenha interesse em se aprofundar no assunto, aqui mesmo no Oficina da Net temos uma infinidade de conteúdos relacionados como Os Melhores fones sem fio TWS de 2021, do Vitor Valeri.

Dito isso, vamos conhecer o nosso produto. Trata-se de um fone de ouvido sem fio com haste, em formato ergonômico, features interessantes como cancelamento de ruído ativo (ANC) e cancelamento de ruído de ambiente (ENC). Além disso, ele é indicado para a prática de esportes pois tem certificação IPX4 - que permite que o usuário utilize os fones estando suado ou que os fones recebam respingos de água (não pode ser mergulhado). Vamos ver então os pontos fortes e pontos fracos deste produto?

O case compacto do Buds Air Pro cabe em qualquer cantinho
O case compacto do Buds Air Pro cabe em qualquer cantinho

Pontos Fortes

Qualidade do som

ÓTIMA. Por encaixar muito bem nos ouvidos, o som do Realme Buds Air Pro é muito presente - diferente de outros produtos que aparentam um som distante e sem marcação de graves, por exemplo. Tanto na execução de músicas quanto na audição de podcasts, vídeos ou games, a distribuição do som é equilibrada. É posicionar na orelha e curtir qualquer que seja o conteúdo. Gostei muito.

Nesta posição, com a haste apontada para frente, foi onde encontrei o melhor conforto para acomodar os fones
Nesta posição, com a haste apontada para frente, foi onde encontrei o melhor conforto para acomodar os fones

Alcance

O range efetivo informado pela fabricante é de até 10 metros em logais de ambientes abertos sem obstáculos). Mas eu cheguei a contar mais de 30 passos distante do smartphone e com som tocando sem interferência. Acima disso ele começa a falhar o alcance e um pouco mais longe o fone já desconecta. Detalhe interessante é que ao menor sinal de reaproximação, se estiver com os fones no ouvido, o usuário já escura a reconexão.

App para customizar controles

Com o aplicativo Realme Link você pode conectar vários dispositivos da Realme, entre ele os Buds Air Pro. Nele é possível ver a carga da bateria individual de cada fone (R+L) e também do case. Da para modificar o modo de controle de ruído (Cancelamento, Normal e Transparência). Ativar o Bass Boost+ para potencializar os graves ou ativar o intensificador de volume, que aumenta ainda mais o volume do dispositivo, caso seja necessário. Tem ainda o modo de jogo - que promete ajudar o usuário durante a jogatina, com latência baixíssima. Também dá para customizar os comandos de toque dos fones.

Através do app Realme Link o usuário pode configurar os comandos dos fones, mas infelizmente, não há controle para o volume
Através do app Realme Link o usuário pode configurar os comandos dos fones, mas infelizmente, não há controle para o volume

Controles

Aí você me pergunta como é a experiência com esses controles. Funciona? Funciona muito bem. Com dois toques na cabeça da haste, você pausa e tocar o áudio, com três toques você passa a faixa. Se tocar e segurar, muda o modo de controle de ruído. Se receber uma ligação, com um toque você atende a chamada. No app que falei acima, é possível modificar o comando dos controles.

Cancelamento de ruído

Um dos pontos forte desse kit Realme Buds Air Pro é seu modo de cancelamento de ruído que funciona muito bem. E além disso, o modo de transparência permite que você ouça seu som sem precisar tirar o fone para responder alguém no trabalho ou academia, por exemplo. Nada mais chato que ter de pedir para alguém esperar você dar pause e sacar o fone da orelha pra ouvir o que ela tem a dizer, não é mesmo? Portanto, do ponto de vista de trabalho, o Realme Buds Air Pro são excelente, uma vez que, com um toque no fone, você troca entre os modos.

Autonomia da Bateria

O realme Buds Air Pro vem em um case compacto, leve e que cabe em qualquer lugar sem ocupar muito espaço. O case tem bateria suficiente para recarregar os fones por até três vezes além da carga inicial. Após isso, o usuário conecta o case via cabo USB-C no PC e com poucos minutos, consegue uma via extra de até 3h. A carga completa para os fones e o caso é de duas horas, segundo a fabricante e 1h sem os fones. A Fabricante promete 5 horas a fio de som tocando nos fones e até 25 horas totais até o esgotamento da bateria. Falando a real, eu usei o Realme Buds Air Pro durante uma semana inteira, por várias horas "picadas" - ou seja, vários períodos de 1h durante cada dia - e o com os fones carregados para usar, o case tem ainda 40% de bateria. EXCELENTE!

Mas então, tem pontos negativos esse fone? Ao meu ver, tem sim! Vamos listar.

Realme Buds Air Pro
Realme Buds Air Pro

Pontos Fracos

Cadê o volume?

Apesar de ter uma série de benefícios e controles customizáveis disponíveis, o realme buds air pro NÃO TEM controle de volume nos fones. Para fazê-lo você precisa recorrer ao celular ou qualquer dispositivo ao qual os fones estão conectados. Para mim é um ponto negativo.

Ruído do vento na corrida

Outra coisa que me incomodou, especialmente nas corridas, foi o ruído do vento batendo nos fones. E sim, isso acontece mesmo com o cancelamento de ruído ativado. Claro que em maior grau se a transparência estiver ativa. Portanto, se você procura um fone especificamente para a corrida, o realme Buds Air Pro não é o mais indicado, infelizmente.

Preço

O realme Buds Air Pro é vendido no Brasil em lojas parceiras da realme. Por lá os fones estão custando R$ 699,00. É um valor considerado alto para o padrão do mercado brasileiro, mas está dentro da faixa de preço de fones TWS que, digamos, acompanham smartphones, como os da Realme, Apple, Samsung, etc.

Aqui no Oficina da Net você encontra uma lista com os melhores fones bluetooth até R$ 500 para comprar. Destaque para o Galaxy Buds+ da Samsung.

Acredito que o fator determinante para a sua escolha será o preço. O Realme Buds Air Pro é um excelente fone para trabalho, lazer e sim, prática de esportes, como academia, caminhada, etc. Eu não gostei de correr com ele, simplesmente pelo fato de ouvir o barulho do vento - coisa que não ocorre com muitos outros concorrentes. Se você é dono de um smartphone Realme e quer ter também um fone TWS da mesma marca, o Buds Air Pro vai ser um belo produto para você, sob a condição de custar quase 700 reais.

Realme Buds Air Pro
7.0
Prós
  • Construção impecável
  • Ótimo som
  • Bom cancelamento de ruído
  • Ótimo modo de transparência
  • Bateria que dura até 25 horas
Contras
  • Preço elevado para o mercado nacional
  • Em corridas, o ruído do vento fica muito perceptível