Quando o assunto é a tela dos smartphones, uma grande parte da população pensa que quanto maior, melhor, embora essa ideia não esteja correta, afinal, há vários modelos portáteis que possuem as mesmas especificações das versões maiores.

As telas dos smartphones evoluíram bastante, e atualmente é uma das principais características levadas em conta ao comprar um novo smartphone. No meio de tantos tamanhos, resoluções e características diferentes presente na tela dos smartphones, você saberia dizer qual o mais adequado para você? Se não, o Oficina da Net preparou um pequeno guia que fará você entender sobre as telas dos smartphones, antes de você comprar o seu próximo. Confira!

Qual tela é a ideal?

No caso dos smartphones é possível encontrar principalmente três tipos de tela: IPS, AMOLED e Dynamic AMOLED, sendo cada uma delas indicada para um tipo de usuário e apresentando uma tecnologia diferente para exibição das imagens. No caso do tamanho, é preciso avaliar qual a necessidade de cada usuário, que poderá usar o aparelho para trabalho, jogos ou consumo de entretenimento, por exemplo.

Além do tipo de tela também é preciso observar outros fatores relacionados ao ecrã, como a resolução, certificações e se há ou não compatibilidade com o HDR10, tecnologia que torna as cores mais nítidas e aprimora o contraste. De modo geral, o ideal é comprar um celular que possua uma tela do tipo AMOLED e resolução Full HD (1920 x 1080 pixels), garantindo uma economia de bateria e imagem de qualidade. O tamanho é algo que veremos a seguir.

Telas menores

Atualmente ter um smartphone com tela menor não significa possuir menos qualidade ou desempenho, muito pelo contrário. Marcas como a Apple, Samsung e Asus vem investindo para disponibilizar versões mais compactas e portáveis mas com um hardware de topo de linha, trazendo processadores atuais, como o Snapdragon 888, Exynos 2100 ou A14 Bionic, no caso dos iPhones.

Esse tipo de tela é indicada para as pessoas que procuram um celular portátil e pouco chamativo, que não marque muito no bolso. Apesar de não ser ideal para jogos - afinal, a gameplay será limitada devido ao tamanho do display - as telas menores podem suprir tranquilamente as necessidades dos demais usuários.

1º Samsung Galaxy S21

Lançado no início de 2021, o Galaxy S21 - versão comum - é o menor dentre os três modelos, porém não perde em poder de processamento, tela ou câmeras, trazendo um hardware bastante equilibrado, atendendo usuários que necessitam de um carro-chefe e que receba atualizações frequentes. Quanto ao foco principal deste artigo, a tela do S21 é do tipo Dynamic AMOLED 2X de 6,2 polegadas e suporte para a taxa de atualização de 120 Hz.

  • Para conferir tudo sobre a linha Galaxy S21 CLIQUE AQUI.
Galaxy S21 Ultra, S21 Plus e S21, respectivamente. Fonte: Assessoria Samsung/Divulgação.
Galaxy S21 Ultra, S21 Plus e S21, respectivamente. Fonte: Assessoria Samsung/Divulgação.

Ficha técnica - Galaxy S21

Samsung Galaxy S21 - Veja aqui a ficha técnica completa

2º iPhone 12 Mini

Como o próprio nome sugere, o iPhone 12 Mini é a versão menor do iPhone 12, smartphone que foi lançado no segundo semestre pela Apple. Ele chega com uma tela XDR OLED de apenas 5,4 polegadas mas que possui resolução Full HD (1080 x 2340 pixels), possuindo também 476 ppi e taxa de atualização de 60 Hz, inferior ao modelo da Samsung. O display traz a proteção Ceramic Shield, que garante maior proteção contra riscos, arranhões e quedas.

Sobre o hardware, o 12 Mini dispõe do processador A14 Bionic, o mais potente da Apple até a data de publicação deste artigo. Na questão de desempenho ele é praticamente idêntico aos irmãos maiores, perdendo apenas no conjunto de câmeras e bateria, um dos principais pontos negativos do aparelho.

iPhone 12 Pro, 12 Mini e 12 Pro Max, respectivamente. (Foto: Reprodução/Unsplash).
iPhone 12 Pro, 12 Mini e 12 Pro Max, respectivamente. (Foto: Reprodução/Unsplash).

Ficha técnica - iPhone 12 Mini

  • Sistema: iOS 14
  • Processador: Apple A14 Bionic (5nm)
  • Armazenamento: 64 GB, 128 GB e 256 GB
  • Tela - Tipo: Super Retina XDR OLED
  • Tela - Tamanho: 5,4
  • Tela - Resolução: 2340 x 1080
  • Câmera principal: 12 MP, f/1.6, 26mm e Dual Pixel PDAF
  • Câm. Selfie: SL 3D (profundidade) e 12 MP, f/2.2, 23mm (wide)

Apple iPhone 12 Mini - Veja aqui a ficha técnica completa

3º Asus Zenfone 8

Anunciado recentemente pela Asus, o Zenfone 8 trouxe para o mercado mais um aparelho de pequeno porte, dispondo de um display AMOLED de 5,9 polegadas com resolução Full HD (1080 x 2340 pixel), proteção Corning Gorilla Glass Victus e taxa de atualização de 120Hz com 1ms de tempo de resposta, sendo ideal para games.

Quanto ao hardware, assim como a versão FLIP do ZF 8, o modelo comum também possui o chipset mais atual da Qualcomm, sendo o Snapdragon 888, que está presente na linha Mi 11. Ele pode ser encontrado com até 16GB de RAM e até 256GB de armazenamento interno.

  • Para saber mais sobre o Zenfone 8 e Zenfone 8 Flip CLIQUE AQUI.
Parte frontal do Zenfone 8. (Foto: Oficina da Net).
Parte frontal do Zenfone 8. (Foto: Oficina da Net).

Ficha técnica - Zenfone 8

ASUS Zenfone 8 - Veja aqui a ficha técnica completa

Telas maiores

Os displays maiores são mais fáceis de encontrar, afinal, não é de hoje que as fabricantes lançam modelos com uma tela acima de 6,5 polegadas. Esse tamanho é indicado para quem busca um dispositivo para jogar ou consumir entretenimento através de serviços de streaming como a Netflix, Prime Video ou HBO Max.

1º Galaxy Note 20 Ultra

Mesmo tendo sido lançado em 2020 o Note 20 Ultra ainda é uma opção interessante para quem busca produtividade, visto que traz recursos exclusivos como a S Pen. Ele possui um display gigantesco do tipo Dynamic AMOLED 2X de 6,9 polegadas, resolução FHD+ (1440 x 3088 pixels), proteção Gorilla Glass Victus e taxa de atualização de 120 Hz, permitindo maior fluidez da imagem e sendo bastante útil para jogos.

O hardware não é dos melhores mas não decepciona. O Note 20 Ultra foi lançado na América Latina com o SoC Exynos 990, GPU Mali-G77 MP11 e 12 GB de memória RAM. Diante da linha S21 ele ainda se mantém uma opção viável, principalmente se for encontrado em promoções.

Parte frontal do Galaxy Note 20 Ultra. (Foto: Oficina da Net).
Parte frontal do Galaxy Note 20 Ultra. (Foto: Oficina da Net).

Ficha técnica - Galaxy Note 20 Ultra

Samsung Galaxy Note 20 Ultra - Veja aqui a ficha técnica completa

2º iPhone 12 Pro Max

Deixando de lado a questão do preço, o iPhone 12 Pro Max é um dos melhores smartphones que podemos encontrar atualmente, garantindo um desempenho excepcional por um bom tempo. A mais recente geração do iPhone possui uma tela XDR OLED de 6,7 polegadas com resolução FHD+ (1284 x 2778 pixels), mas que infelizmente chega com apenas 60 Hz de taxa de atualização. Assim como o modelo menor, o 12 Pro Max também chega com o A14 Bionic, embora possua vários diferenciais que não estã presentes nos anteriores.

iPhone 12 Pro Max. (Fonte: Oficina da Net; Fotógrafo: Nicolas Muller).
iPhone 12 Pro Max. (Fonte: Oficina da Net; Fotógrafo: Nicolas Muller).

Ficha técnica - iPhone 12 Pro Max

  • Sistema: iOS 14
  • Processador: Apple A14 Bionic (5nm)
  • Armazenamento: 128 GB, 256 GB e 512 GB
  • Tela - Tipo: Super Retina XDR OLED
  • Tela - Tamanho: 6.7
  • Tela - Resolução: 2778 x 1284
  • Câmera principal: 12 MP, f/1.6, 26mm, Dual Pixel PDAF e Sensor-shift OIS
  • Câm. Selfie: SL 3D (profundidade) e 12 MP, f/2.2, 23mm (wide)

Apple iPhone 12 Pro Max - Veja aqui a ficha técnica completa

3º Samsung Galaxy A52 5G

Diferentemente dos modelos apresentados anteriormente, o Galaxy A52 5G é um smartphone intermediário mas que traz especificações técnicas interessantes, principalmente para sua faixa de preço. Ele chega com o processador SD 750G 5G, 6 ou 8 GB de memória RAM e versões com 128 ou 256 GB de armazenamento interno, sendo possível expandir via cartão microSD.

A tela é do tipo Super AMOLED de 6,5 polegadas, resolução FHD+ (2400 x 1080), taxa de atualização de 120 Hz e proteção Corning Gorilla Glass.

  • Para conferir tudo sobre o Galaxy A52 5G CLIQUE AQUI.
Parte frontal do Galaxy A52 5G. (Fonte: Oficina da Net; Fotógrafo: Nicolas Muller).
Parte frontal do Galaxy A52 5G. (Fonte: Oficina da Net; Fotógrafo: Nicolas Muller).

Ficha técnica - Galaxy A52 5G

Samsung Galaxy A52 5G - Veja aqui a ficha técnica completa

O que achou deste artigo? Prefere tela grande ou pequena? Conta pra gente, participe do nosso grupo no Telegram!