Qual a diferença entre Dynamic AMOLED e AMOLED?

As telas do tipo AMOLED são muito populares nos smartphones, porém há também outras variações como o Dynamic AMOLED, por exemplo. Veja o que muda em cada um deles.

 Fonte: Oficina da Net; Fotógrafo: Nicolas Muller
Fonte: Oficina da Net; Fotógrafo: Nicolas Muller

Ao procurar por um smartphone é comum se deparar com algumas especificações diferentes entre dois modelos da mesma linha, que normalmente pode ser o processador, conjunto de câmeras ou tela. O tipo do display dos celulares pode variar de acordo com o segmento e proposta do modelo, sendo que as versões mais caras costumam trazer telas melhores, embora não seja uma regra. A resolução e tecnologia utilizada (IPS ou AMOLED) tem um impacto direto sobre a experiência de uso do aparelho, principalmente para consumo de filmes e séries.

Qual tela é a melhor?

Antes de entendermos sobre o tipo de cada display precisamos compreender para qual usuário cada um deles é indicado, afinal, há uma diferença na exibição das imagens. No caso dos smartphones é possível encontrar principalmente três tipos de tela: IPS, AMOLED e Dynamic AMOLED, sendo que a primeira normalmente está presente em aparelhos de entrada ou intermediários e as do tipo AMOLED costumam chegar em modelos mais caros.

Para quem busca um dispositivo com o intuito de consumo de mídias, entretenimento ou jogos a opção de tela do tipo AMOLED é mais interessante pois além de apresentar um menor consumo energético também exibe cores com um maior contraste, desligando os pixels para gerar a cor preto, algo que não ocorre em displays IPC LCD.

Zenfone 8. Fonte: Oficina da Net; Fotógrafo: Nicolas Muller.
Zenfone 8. Fonte: Oficina da Net; Fotógrafo: Nicolas Muller.

Outro fator importante no momento de escolher o smartphone é a resolução da tela e taxa de atualização. De forma geral, quanto maior for a resolução (HD, FullHD, FHD+, etc.) melhor será a qualidade da imagem que está sendo exibida. O mesmo conceito se aplica para a taxa de atualização, quanto maior for (60 Hz, 90 Hz, 120 Hz, etc.) mais fluidez terá a imagem, sendo ideal para jogos.

Afinal, o que é AMOLED?

O AMOLED é uma tecnologia de tela que traz uma matriz ativa, recurso que desliga os pixels que não estão sendo utilizados no momento, garantindo uma melhor eficiência energética - principalmente ao utilizar funções como o modo escuro ou Always on Display. Além de poupar a bateria do smartphone a tela AMOLED também é conhecida por sua excelente qualidade de imagem, principalmente nos modelos que trazem suporte para o HDR.

Dynamic AMOLED

Também chamado de 'AMOLED Dinâmico' esse tipo de tela é idêntico ao AMOLED convencional, porém apresenta uma diferença: suporte ao High Dynamic Range, popularmente conhecido como 'HDR'. Antes de falarmos sobre essa função é preciso entender que o HDR que está presente nas câmeras não é o mesmo HDR da tela, apesar do mesmo nome são duas funções bastante diferentes.

O HDR também está presente em televisores e monitores, sendo muito parecido com o que encontramos nos smartphones. De forma resumida, o HDR, HDR10 e HDR10+ são capazes de alterar cada quadro do vídeo e definir seu próprio conjunto de cores, aumentando o contraste e deixando o conteúdo menos 'lavado'. Veja no exemplo:

Exemplo do HDR. (Foto: Reprodução).
Exemplo do HDR. (Foto: Reprodução).

Ainda sobre o HDR, vale ressaltar que nem todos os aplicativos possuem compatibilidade com esse recurso. A Netflix, por exemplo, traz suporte com o HDR no aplicativo, porém nem todos os smartphones são compatíveis com essa funcionalidade.

Vale a pena saber:

Ao ler a ficha técnica de um celular procure pela tela e veja se está escrito 'IPS' ou 'AMOLED', sendo recomendado optar pela segunda opção. Além disso, atente-se para a resolução e veja se há suporte para o HDR, que apesar de não ser essencial é um bônus.

AMOLED Óptico e Fluido

O AMOLED Óptico é idêntico ao convencional mas traz as cores recalibradas. Esse tipo de tela está presente em alguns aparelhos da OnePlus, porém não é muito utilizada pelas demais fabricantes. A tela fluida, por sua vez, é aquela que apresenta suporte para taxas de atualização maiores, como 90 Hz ou 120 Hz, que estão chegando tanto para os modelos intermediários premium quanto topos de linha.

Conclusão

A tela apenas AMOLED traz cores contrastadas e matriz ativa, desligando os pixels e economizando energia. O Dynamic AMOLED traz a mesma tecnologia do display comum mas tem como diferencial o suporte para HDR, HDR10 ou HDR10+, tornando as cores equilibradas e aumentando o contraste.

Você já sabia as diferenças da tela AMOLED? O que achou dessa tecnologia? Conta pra gente, participe do nosso grupo no Telegram!

S22 Ultra vs S22 Plus, qual comprar?

Comentários
Minha foto
Insira um comentário