Os smartphones da Samsung usam uma variedade de tecnologias de tela. Além das telas AMOLED convencionais, a empresa lançou uma versão turbinada chamada Dynamic AMOLED. Essas tecnologias permitem que as telas tenham altas taxas de contraste, cores vibrantes, alta resolução e um excelente desempenho em ambientes com pouca luz. Neste artigo, conheça detalhes dessa tecnologia de tela.

O que é o Dynamic AMOLED da Samsung?

Galaxy S23 Ultra.  Fotógrafo: Nicolas Muller
Galaxy S23 Ultra. Fotógrafo: Nicolas Muller

O Dynamic AMOLED é uma tecnologia de tela usada pela Samsung em seus dispositivos móveis. Em suma, a tecnologia oferece uma ampla gama de cores e um alto contraste, proporcionando imagens vibrantes e nítidas.

A tecnologia AMOLED (Active Matrix Organic Light Emitting Diode) é baseada em uma matriz de diodos orgânicos emissores de luz, que oferece melhor qualidade de imagem em relação às telas LCD tradicionais. Já o Dynamic AMOLED da Samsung utiliza uma gama de cores mais ampla do que o AMOLED convencional, o que significa que a tela pode exibir uma variedade maior de cores.

Além disso, o Dynamic AMOLED da Samsung possui uma tecnologia chamada HDR (High Dynamic Range), que melhora a qualidade das imagens em ambientes com pouca luz ou com alto contraste. Dessa forma, oferece um equilíbrio melhorado entre os detalhes claros e escuros da imagem.

Quando o Dynamic AMOLED foi lançado?

Esse é o Galaxy S8+, um dos primeiros lançamento da Samsung com tela Dynamic AMOLED.
Esse é o Galaxy S8+, um dos primeiros lançamento da Samsung com tela Dynamic AMOLED.

A tecnologia Dynamic AMOLED foi lançada pela Samsung em 2017, com o lançamento do smartphone Samsung Galaxy S8. Desde então, a tecnologia tem sido amplamente utilizada pela Samsung em seus smartphones topo de linha, incluindo a série Galaxy S e a série Galaxy Note.

A tecnologia Dynamic AMOLED foi introduzida como uma atualização do AMOLED convencional, oferecendo uma gama de cores mais ampla e uma melhoria significativa na qualidade de imagem. Desde o seu lançamento, a tecnologia tem sido elogiada por oferecer uma experiência de visualização imersiva e de alta qualidade em dispositivos móveis.

Como funcionam as telas Dynamic AMOLED?

As telas Dynamic AMOLED funcionam de maneira similar às telas AMOLED convencionais, mas com algumas diferenças importantes que permitem a exibição de cores mais vivas e detalhadas.

As telas Dynamic AMOLED permite uma iluminação com pico de 1.200 nits, que não sofre escurecimento mesmo debaixo de luz solar, além de uma grande variedade de cores e contraste.
As telas Dynamic AMOLED permite uma iluminação com pico de 1.200 nits, que não sofre escurecimento mesmo debaixo de luz solar, além de uma grande variedade de cores e contraste.

As telas Dynamic AMOLED são compostas por uma camada de diodos orgânicos emissores de luz (OLEDs), que são capazes de emitir luz diretamente em resposta a uma corrente elétrica. Cada pixel na tela é composto por três subpixels: vermelho, verde e azul (RGB), que emitem luz individualmente para criar a imagem.

O Dynamic AMOLED utiliza uma tecnologia chamada de "filtro de pontos quânticos", que é responsável por ampliar a gama de cores exibidas na tela. Esse filtro utiliza nanocristais de semicondutores para converter a luz azul emitida pelos OLEDs em outras cores. Assim, permite que a tela exiba uma gama mais ampla de tons.

Além disso, as telas Dynamic AMOLED também incluem a tecnologia HDR (High Dynamic Range), que permite que a tela mostre mais detalhes em áreas claras e escuras de uma imagem. A tecnologia HDR funciona ao ajustar o brilho de cada pixel individualmente, melhorando assim, o contraste e a nitidez da imagem.

Vantagens

As cores são um dos pontos positivos da tela Dynamic AMOLED
As cores são um dos pontos positivos da tela Dynamic AMOLED

As telas Dynamic AMOLED apresentam diversas vantagens em relação a outros tipos de tela, como LCD. Algumas das principais vantagens são:

  • Cores mais vivas: as telas Dynamic AMOLED usam a tecnologia de filtro de pontos quânticos para exibir uma gama de cores mais ampla e vibrante do que as telas LCD convencionais.
  • Contraste superior: a tecnologia AMOLED permite que a tela exiba o preto mais escuro possível, criando assim, um contraste superior e uma imagem mais nítida.
  • Economia de energia: os pixels em uma tela Dynamic AMOLED emitem luz individualmente. Ou seja, a tela pode desligar pixels individuais quando eles não são necessários, e com isso, economizar energia.
  • Ângulo de visão amplo: as telas Dynamic AMOLED têm um ângulo de visão amplo. Logo, isso permite que a imagem seja vista claramente mesmo quando vista de lado.
  • Tecnologia HDR: as telas Dynamic AMOLED geralmente vêm com tecnologia HDR, o que significa que elas podem mostrar mais detalhes em áreas escuras e claras da imagem.
  • Telas curvas e dobráveis: a tecnologia Dynamic AMOLED permite que as telas sejam flexíveis, o que possibilita a criação de telas curvas e dobráveis.

Desvantagens

Apesar das muitas vantagens das telas Dynamic AMOLED, elas também apresentam algumas desvantagens. Aqui estão algumas delas:

  • Burn-in: as telas Dynamic AMOLED podem ser suscetíveis a burn-in, que ocorre quando uma imagem estática é exibida por muito tempo e causa danos permanentes aos pixels da tela. No entanto, essa desvantagem tem sido cada vez mais mitigada pelas melhorias da tecnologia AMOLED e pelo uso de algoritmos para evitar burn-in.
  • Preço: telas Dynamic AMOLED podem ser mais caras do que telas LCD, o que pode aumentar o preço final do dispositivo.
  • Vida útil limitada: as telas Dynamic AMOLED podem ter uma vida útil mais curta do que as telas LCD, uma vez que os diodos orgânicos emissores de luz (OLEDs) podem se degradar ao longo do tempo.