Há alguns dias a gente lançou um comparativo de dois aparelhos facilmente encontrados na busca por smartphones bons e baratos, o Galaxy M21s e o Poco M3. Hoje nós vamos comparar as especificações, desempenho no dia a dia, autonomia da bateria e resultado das câmeras de outros dois aparelhos, desta vez mais qualificados e caros. Estamos falando do Poco X3 e o Realme 7 5G.

Realme 7 5G ou Poco X3. Qual é melhor?
Realme 7 5G ou Poco X3. Qual é melhor?

Eles têm algumas especificações semelhantes, como armazenamento, bateria quase igual e processadores equivalentes. Dá para chutar qual deles leva a melhor? É o que nós vamos descobrir a partir de agora.

Ficha técnica

O Poco X3, você já ouviu falar dele, foi lançado em setembro do ano passado com processador Snapdragon 732G, 6GB de memória RAM, 128GB de armazenamento e bateria de 5160 mAh. O display é IPS de 6,67" FHD+ com 120Hz e proteção Gorilla Glass 5 de proteção. O conjunto de câmeras principal tem lentes de 64MP f2.1, 13MP ultrawide f2.2, 2MP Macro f2.4 e 2MP f2.4 de profundidade. A câmera frontal é de 20MP f2.2. Os vídeos são 4k30fps na principal e FHD30fps na câmera frontal.

Xiaomi POCO X3 - Veja aqui a ficha técnica completa

Já o Realme 7 5G tem processador Mediatek Dimensity 800U 5G, 8GB de RAM e 128GB de armazenamento. A bateria é de 5000mAh. Seu display também é IPS FHD+ com 6,5" de 120Hz e proteção Gorilla Glass 3. Nas câmeras, um conjunto principal de quatro lentes (48MP f1.5, 8MP f2.3 ultrawide, 2MP f2.4 Macro e 2MP f2.4 de profundidade. Os vídeos da câmera traseira são 4K30fps. Já na câmera frontal são 16MP f2.1 e vídeo FHD30fps.

Realme 7 5G - Veja aqui a ficha técnica completa

A ficha técnica está aí, então, vamos analisar quesitos como design e display, hardware e performance, bateria, câmera e software, além de avaliar os preços e definir qual smartphone é o melhor para se comprar.

Design e Display

Muito bem. O design dos aparelhos apresenta boas diferenças, como a posição das câmeras - tanto a câmera principal quanto a frontal. Na parte traseira, o Poco X3 acomoda suas lentes bem ao centro do aparelho, na parte superior. O conjunto de lentes fica posicionado num calombo na horizontal. Já o Realme 7 tem suas lentes em um calombo menor e posição vertical. Os dois aparelhos tem detalhes na tampa traseira que fogem do classicão liso. No Realme trata-se de uma faixa levemente mais brilhante na lateral esquerda. O Poco X3 tem uma faixa central na vertical com linhas diagonais.

Detalhes na tampa traseira do Realme 7 5G e do Poco X3
Detalhes na tampa traseira do Realme 7 5G e do Poco X3

O botão de volume no Poco X3 é feito em peça única, junto do botão power (que também é o sensor de impressão digital). No Realme o Power também acomoda o sensor ID, porém os botões de volume independentes ficam na outra lateral.

Os sensores de impressão digital de ambos ficam na lateral direita dos aparelhos.
Os sensores de impressão digital de ambos ficam na lateral direita dos aparelhos.

Como você já viu na ficha técnica, ambos tem display IPS FHD+ de 120Hz, a diferença está no tamanho do display (praticamente nada) de apenas 0,17" e a proteção Gorilla Glass 3 para o Realme e 5 para o Poco X3. Na prática, teoricamente, o display do Poco X3 tem menos chances de sofrer com as quedas do aparelho em seu uso diário.

Ambos têm a câmera sob a tela, porém o Realme traz a câmera frontal no canto superior esquerdo, enquanto o Poco X3 bem ao centro.

A posição das câmeras frontais é diferente. No Poco X3 ela fica bem ao centro e topo da tela, já no Realme 7 5G, no canto superior esquerdo.
A posição das câmeras frontais é diferente. No Poco X3 ela fica bem ao centro e topo da tela, já no Realme 7 5G, no canto superior esquerdo.

Apesar desses pequenos detalhes, as telas são iguais no quesito qualidade, portanto, há um empate técnico aqui. Mas e o desempenho?

Performance

Eis um tópico importante para a gente decidir qual é o melhor smartphone nessa batalha. Evidentemente o Snapdragon 732G do Poco X3 é mais conhecido e familiar da maioria. Já o Mediatek Dimensity 800U do Realme 7 pode levantar suspeitas, mas trata-se de um processador muito semelhante ao do seu concorrente, levando, inclusive vantagem nos testes de benchmarking. Nos testes feitos aqui no Oficina da Net - você pode conferir os smartphones com melhor performance aqui - o Realme 7 5G ficou na frente do Poco X3 em todos os apps de benchmarking, como o 3D Mark, AnTuTu, Geekbench 5, entre outros.

Mas estes resultados refletem melhor performance no dia a dia?

Bom, no teste de jogos, o famoso Roda Liso, o desempenho de ambos foi bacana. Na pontuação o resultado ficou dividido, com o Realme à frente em alguns games e o Poco X3 em outros. Eles ficam muito parecidos no desempenho.

No dia a dia então, não há qualquer motivo para se preocupar com o desempenho desses dois. A experiência é fluida e sem travamentos.

Bateria

Ok, até agora só ficamos em cima do muro sem muita opção de escolha, afinal, os dois aparelhos são bons. Fazer o que? Será que a bateria vai desempatar? O Realme 7 5G tem uma bateria de 5000 mAh redondos, enquanto o Poco X3 tem 5160mAh. São 160 mAh que, na teoria, garantem mais tempo de autonomia, não é mesmo? Não tanto assim.

No mesmo Roda Liso, os testes mostraram que o Realme 7 supera as 8h de autonomia em alguns games, como Asphalt 9 e Arena of Valor. O Poco X3, no entanto, não passou das 6h em PUBG, por exemplo. O que explica essa autonomia tão baixa, se comparada a de seu concorrente? Um dos possíveis indícios pode ser a construção em 7nm do processador Mediatek - que fornece mais eficiência energética ao aparelho (o SD 732G é construído em 8nm).

Apesar disso, tanto com o Realme 7 quanto com o Poco X3 você terá um dia e meio de uso moderado sem problemas com a tomada. Aliás, o carregador do Poco X3 é mais potente que o do Realme 7, são 33W contra 30W.

Portanto, na bateria quem leva a melhor é o Realme 7 5G.

Câmeras

Chegamos às câmeras, talvez em 2021 o grande ponto de decisão sobre qual smartphone investir nosso suado dinheirinho. Nessa batalha temos dois conjuntos semelhantes, que oferecem o mesmo número de "armas". Falo de uma lente principal, uma lente ultrawide, uma lente macro e aquela lente que auxilia nos efeitos de profundidade.

Lente principal
Lente principal
Lente principal
Lente principal
Lente principal
Lente principal
Lente principal
Lente principal
Lente principal
Ultrawide
Ultrawide
Ultrawide
Ultrawide
Macro
Lente principal - pouca luz
Lente principal - pouca luz
Lente principal - noturna

Eu gostei das fotos feitas tanto pelo Realme quanto pelo Poco X3. Achei a definição do Poco X3 melhor no geral e o balanço de cores do Realme mais próximas do mundo real - as cores no Poco X3 pendem mais para tons azulados. É uma decisão difícil. Deixe um comentário pra gente sobre qual câmera você curtiu mais vendo essa galeria de fotos.

Selfie
Selfie
Selfie
Selfie
Selfie
Selfie noturna
Selfie noturna
Retrato
Retrato

Da mesma forma, a câmera frontal faz belas selfies em ambos. Novamente com cores mais quentes no Realme 7 e um pouco mais de definição no Poco X3. De um modo geral, eu fico com o Poco X3 nesse tópico; o software nativo da câmera soube identificar melhor os cenários, as cores e o recorte dos retratos. Mas lembre-se de ativar o HDR para extrair o melhor do cenário junto do objeto focalizado.

Software

O sistema operacional é Android 10 para os dois smartphones e, apesar das personalizações próprias de cada fabricante, o sistema dos aparelhos é muito semelhante. Claro que cada fabricante coloca ícones de sua autoria, efeitos de visualização próprios e tudo mais. Mesmo assim, a experiência de uso em ambos é praticamente igual - o que abre um leque de opções se você vir a trocar um smartphone pelo outro. Não haverá grandes dificuldades em manuseá-los.

Novo empate!

Preço

Eu sei que você queria que as câmeras fossem desempatar esse jogo, mas eu creio que é no preço que mora o grande diferencial entre o Poco X3 e o Realme 7 5G. O primeiro, vendido pela loja da Xiaomi no Brasil, ultrapassa os 3 mil reais. No entanto, via Amazon e outros sites de marketplace, é possível comprar o Poco X3 por pouco mais de R$ 1799.

Compre o Realme 7 5G aqui - https://tidd.ly/3icJ4pG

O Realme, no entanto, é encontrado atualmente em lojas como Americanas, Submarino e outras, por R$ 2469. Eu encontrei o Realme 7 LTE (4G) na Amazon, mas as especificações dele são diferentes da versão com 5G e portanto, fugiria do nosso comparativo.

Conclusão

Considerando a discrepância do preço, comparando os benefícios em relação às câmeras, o design, display e performance; e descontando a menor eficiência da bateria, eu ficaria com o Poco X3. Seu valor via marketplace é bem abaixo do que encontramos com o Realme 7 5G e muito justo pelo que o smartphone tem a oferecer.

Apesar disso, o Realme 7 5G tem no nome um diferencial que pode ser decisivo ali na frente, que é o suporte para tecnologia 5G - ainda não sabemos quando o 5G vai chegar no Brasil, é verdade, mas ainda assim é um diferencial. Além disso a bateria com mais poder energético e o smartphone teve um desempenho muito bom em games, no dia a dia com as câmeras. Então, se você gostou do que ele tem a oferecer e está disposto a pagar mais por isso, o investimento também vale a pena.

Um abraço e até a próxima.