Lançado em 2020, o Poco X3 está com ótima relação custo benefício no momento, com tela de taxa de atualização de 120Hz, processador Snapdragon 732G, 6GB de memória RAM e bateria grande de 5.160mAh, seria o Poco X3 uma excelente opção como seu novo celular?

O Poco X3 está na linha de intermediários da subsidiária POCO da Xiaomi. Existem hoje três smartphones oficialmente comercializados, o Poco M3, de entrada, Poco X3 NFC o intermediário e por fim o Poco F2 Pro, topo de linha da marca.

Sou Nicolas Müller, analisei o POCO X3 por algumas semanas, trago os pontos fortes, pontos fracos, comparo com 2 concorrentes próximos de características e preços, por fim, mostro algumas faixas de preços que na atualidade tornam ele um bom negócio ou não.

Xiaomi POCO X3
9.0
Prós
  • Hardware e Performance
  • Tela 120Hz
  • Gamer intermediário
  • Bateria
Contras
  • Bloatwares
  • Preço Brasil?

Poco X3: celular gamer intermediário, vale a pena comprar?

Assista em vídeo:

Se você não conhece ainda a ficha, vamos passar pelos principais pontos rapidamente. Lançado em setembro de 2020 ele tem processador Snapdragon 732G, com 6GB de RAM e versões de 64 ou 128GB de armazenamento. Tela IPS, de 6.67 polegadas, FULLHD+, protegida por Gorilla Glass 5, tem taxa de==.

Em câmeras, contamos com o sensor principal de 64MP, uma lente ultrawide de 13MP, seguido de 2 outros sensores de 2MP, um macro, outro para profundidade de campo. Temos aqui capacidade de gravar vídeos em 4K a 30fps. Na frontal, é 20MP.

A bateria desse smartphone tem 5160mAh, com carregador de 33W que acompanha o KIT. Destacamos ainda som estéreo, entrada para fones de ouvido, afinal se o smartphone é gamer, entrada para fone é interessante. Pena a Xiaomi não enviar junto.

Ficha técnica Poco X3:

Xiaomi POCO X3 - Veja aqui a ficha técnica completa

Vantagens do Poco X3

Vamos passar agora pelos pontos fortes e avaliar se eles em conjunto com os pontos fracos tornam o produto um bom negócio para você.

Hardware e Performance

Começamos pela performance e hardware. A POCO empregou Snapdragon 732G com 6GB de RAM DDR4X. Esse processador é bem recente, ele foi lançado em agosto de 2020, tem clock máximo de 2.3Ghz e a GPU oferece até 15% melhor renderização gráfica. Ele realmente ficou à frente do Mi Note 10 que conta com o Snapdragon 730G e também o Galaxy A71 e M51 com Snapdragon 730.

Tela 120Hz

Tela do Poco X3 - Fonte: Oficina da Net; Fotógrafo: Nicolas Muller
Tela do Poco X3 - Fonte: Oficina da Net; Fotógrafo: Nicolas Muller

A tela, além de ser grande, tendência que é necessária para jogar, conta com taxa de atualização de 120Hz, isso dá uma tremenda fluidez nos movimentos. E para interpretar o toque, temos uma taxa de 240Hz, isso significa que teremos 2x mais velocidade do seu toque ser interpretado pela tela e enviada ao processador. Smartphone gamer sem taxa de atualização boa, não seria gamer.

Gamer?

Jogando no Poco X3 - Quadro Roda Liso
Jogando no Poco X3 - Quadro Roda Liso

Por falar em gamer, a POCO considera esse smartphone um gamer intermediário, criaram um sistema chamado dissipador 3D, onde, segundo a própria marca, há dissipação de até 6ºC de calor, removido do processador e amenizado por todo o telefone. Em nossos testes de jogos, ele foi um dos que mais aqueceram, certamente será necessário fazer pausas durante as jogatinas, você não vai conseguir manter as mãos por muito tempo jogando.

Dissipação de calor Poco X3 / Divulgação Xiaomi
Dissipação de calor Poco X3 / Divulgação Xiaomi

Penta antenas são áreas do smartphone que ajudam a melhorar o sinal wifi e de rede de dados para que enquanto você estiver com o celular na horizontal, ele não perca potência de wifi. Uma ideia que já vimos em outros aparelhos como o ROG PHONE, mas muito bem aproveitada aqui.

Poco X3 Penta antenas. Foto: Xiaomi/Divulgação
Poco X3 Penta antenas. Foto: Xiaomi/Divulgação

Apesar de alguns pontos que critico, como a temperatura dele, ainda assim podemos considerar ele um gamer intermediário, afinal, encontrar celular gamer pelo preço dele é impossível. Então, vamos dar chance a um mercado intermediário gamer.

Bateria

Bateria é outro ponto forte que podemos citar, por contar com 5160mAh, é uma capacidade que vai permitir de 4 a 6 horas de jogo direito, se suas mãos aguentarem no celular. Em termos de uso cotidiano, um dia de bateria em uso intenso. O ideal é para você que não joga, colocar a tela em 60Hz e aí sim, vai passar de um dia.

O carregador do telefone leva 30 minutos para injetar cerca de 55 a 58% de carga.

Desvantagens do Poco X3

Bloatwares

Até a Xiaomi remover esses bloatwares dos celulares, se é que um dia vão fazer isso, eu vou reclamar. Não vejo necessidade alguma em pré-instalar coisas do tipo Kwai.

Banners no meio do sistema, até quando Xiaomi?
Banners no meio do sistema, até quando Xiaomi?

Se isso ainda não fosse suficiente, existem banners no meio da interface, a exemplo, quando você termina de instalar um aplicativo o gerenciador de instalação "verifica integridade do app" e te mostra um banner. Aí eu lhes pergunto, você veria um banner na transição de instalação de app em um iPhone? Pois é, são por estes e outros motivos que a Xiaomi não é a Apple.

Preço Brasil?

O Poco X3 foi oficialmente lançado no Brasil, chegou custando a partir de 2999 reais, na versão de 6/64Gb e ainda mantém esse valor. Você consegue comprar o mesmo smartphone importado na faixa dos 1700 reais, ofertas mais abaixo. Então, comprar na loja oficial permite ter garantia nacional, ao custo de 1200 reais a mais, eu lhes pergunto, vale a pena isso? Comente aí por favor, se você pagaria 1200 reais a mais no produto oficial nacional para ter garantia.

Pontos que preciso mencionar

Agora quero antes de passar os preços mostrar as câmeras do POCO X3, pois para mim, elas não são um ponto muito forte, e também não são ponto fraco, é aquele famoso, não fede e não cheira sabe?

Câmeras

O motivo para elas ficarem aí no meio termo é que vão super bem durante o dia, mas pecam muito a noite. É comum ver algo assim em smartphones intermediários, você está pagando um valor relativamente mais baixo em comparação com os topo de linha, então, recebe menos qualidade nos componentes que são usados.

O sensor principal é muito bom, você vai ver algumas fotos dele aí.

Foto com a câmera traseira Poco X3
Foto com a câmera traseira Poco X3

Usando o sensor IMX682 da Sony, com abertura de 1.9, faz fotos muito boas em locais bastante iluminados. À noite, esse sensor não manda mal quando você usa o modo noturno.

Foto noturna câmera principal Poco X3
Foto noturna câmera principal Poco X3
Agora, não tente fazer o mesmo com a lente ultrawide. Fotos noturnas com abertura f/2.2 ficam assim.

Ultrawide noturna Poco X3
Ultrawide noturna Poco X3

Mas em compensação, foto diurna com ele vai muito bem. Inclusive gostei bastante do HDR que fez um ótimo trabalho.

Foto Ultrawide diurna Poco X3
Foto Ultrawide diurna Poco X3

Selfies

As selfies partem do mesmo pressuposto, se for diurna ou interna com boa luminosidade, vão super bem.

Selfies Poco X3
Selfies Poco X3

Agora se for noturna, mesmo com modo noturno vai ter muito ruído.

Selfie Noturna Poco X3
Selfie Noturna Poco X3

Minha dica é ir em baixo de um ponto de luz para fazer as selfies, você encontrará ruídos no fundo, o que é natural para pouca luz, porém o rosto estará bem nítido.

Selfie Noturna Poco X3
Selfie Noturna Poco X3

Ah, quer tirar o ruído traseiro, ativa o modo retrato, vai ficar legal.

Selfie Noturna Retrato Poco X3
Selfie Noturna Retrato Poco X3

Só não faça retrato em selfies com mais pessoas, senão você ficará no foco da foto e as outras pessoas terão o rosto borrado.

No geral, as câmeras são OK para o preço pago, certamente a Xiaomi poderia melhorar algum pós-processamento ainda nas fotos, mas não são nem de longe câmeras ruins, muito pelo contrário, vão fazer aquilo que se propõe pelo preço pago.

Galeria de fotos

Selfie interna
Principal diurna
Noturna, modo noturno
Cores, sensor principal
Interna diurna
Foto noturna sensor principal
Externa diurna
Noturna sensor principal
Noturna ultrawide
Noturna principal
UltraWide
UltraWide
HDR em funcionamento
Externa, diurna + HDR
Selfie noturna retrato
Selfie noturna
Selfies
Selfie diurna retrato

Vídeos

Em vídeos, somente o sensor principal vai oferecer 4K a 30fps. Se ativar o modo de super estabilização, aí cai para FULLHD 30fps. Sinceramente, não vai ser o celular legal para você fazer vlogs, por exemplo.

Quais são os concorrentes do Poco X3?

Vamos ver agora dois concorrentes para o Poco X3, e analisar qual seria melhor opção.

Moto G9 Plus

Vídeo incorporado do YouTube

Analisamos o Moto G9 Plus por aqui também. Atualmente você vai encontrá-los pela faixa de R$ 1700~1800 no Moto G9 Plus. O Poco X3 tem duas versões, 1700 reais por 64GB de armazenamento e 1900 reais pela versão de 128GB, ambos no mercado cinza.

Em termos de performance os dois são muito próximos, sendo que o Poco X3 tem 2GB a mais de memória RAM. Contam com tela e bateria grande. O Poco X3 tem lente ultrawide e selfie com mais pixels, enquanto os sensores principais têm 64MP nos dois.

Sinceramente, entre eles, o ideal é você analisar se quer pegar um Motorola com garantia nacional, com 2GB a menos de RAM, basicamente é isso que eles diferenciam, ou ter 2GB a mais de RAM, optar por não ter garantia nacional e decidir se quer gastar os mesmos 1700 e poucos reais pegando versão de 64GB ou gastar 200 reais a mais e pegar os 128GB de armazenamento.

Na minha opinião, eu iria de Moto G9 Plus.

Redmi Note 9 Pro

Redmi Note 9 Pro
Redmi Note 9 Pro

Outro concorrente para o Poco X3 é o Redmi Note 9 Pro, aí temos dois aparelhos muito próximos, mesma RAM e armazenamento, tendo o Note 9 Pro Snapdragon 720G, contra o 732G do Poco X3. Novamente em câmeras o Poco tem sensor ultrawide e selfie com mais megapixels. Entre esses dois modelos, eu pegaria o mais recente POCO X3.

Preços e quando vale a pena comprar o Poco X3?

Agora vou partir para três faixas de preço do Poco X3.

  • Não vale a pena comprar: Os preços onde não considero valer a pena comprar o Poco X3 partem de R$ 2500 a R$ 3299, valor praticado na loja oficial da Xiaomi pela versão de 128Gb é impraticável, existem modelos topo de linha de 2019, 2020 custando isso hoje. Galaxy S20, LG G8X ou Velvet também. Galaxy Note 10, vish, tem muitos aí melhores para procurar.
  • Vale a pena: Os valores onde considero valer a pena vão até R$ 2200.
  • Vale muito a pena: Onde sim, vale muito a pena comprar é até R$ 1800, faixa de preço que encontra-se atualmente no mercado cinza.

Onde comprar?

Algumas ofertas do Poco X3:

Veredicto

Poco X3 Review. Nota 9 no Oficina da Net - Fotógrafo: Nicolas Muller
Poco X3 Review. Nota 9 no Oficina da Net - Fotógrafo: Nicolas Muller

Minhas palavras finais sobre o Poco X3. Ele fica exatamente no ponto que a Xiaomi ou a POCO determinaram para ele. Um smartphone intermediário premium gamer, que não vai custar os olhos da sua cara, porém vai ser limitado em alguns pontos.

A potência para games é ok, não vai rodar todos os games com os gráficos no máximo, porém baixando-os para médio ou mínimo você vai conseguir jogar com boa fluidez.

As câmeras também são outro ponto que estão ali pela faixa de boas para o preço. Nessa leva de smartphones você não vai ter qualidade ótima noturna, vai começar a ter isso com os topo de linha. Mas, né, você quer tirar foto na praia, no campo ou qualquer outro lugar ensolarado, aí meu amigo, vão sair ótimas fotos.

Minha nota final para o POCO X3 é um 9 em termos de custo benefício em comparação com o preço no mercado cinza. Vale muito a compra deste carinha que não vai engasgar.