Durante o evento Camera Innovation ocorrido na manhã desta terça-feira (2), a realme anunciou e detalhou a sua nova câmera de 108 MP que deverá estar presente no realme 8 Pro, próximo intermediário premium da marca. Para tal configuração, o sensor em questão é um ISOCELL HM2 de 108 MP lançado pela Samsung em setembro do ano passado, e já presente em alguns modelos do mercado como o Xiaomi Mi 10i e Redmi Note 9 Pro.

Esta é a primeira vez que a fabricante chinesa trabalha com um sensor tão potente, o que substitui o Sony IMX 682 de 64 MP, e impulsiona um avanço significativo entre os produtos da empresa. Dentre as principais novidades, a nova câmera apresentará uma tecnologia de tamanho de pixels com 0,7 micrômetros, isto é, bem reduzido em comparação com outros sensores comuns do mercado, além de contar com melhorias na captação de luz graças a uma abertura de 1/1,52'', que resultará numa imagem mais nítida.

Apesar do sensor contar com 108 MP, isso não significa que todas as fotografias serão tiradas com esta resolução máxima. O HM2 tem uma função batizada como NonaCell, que basicamente combina nove fotos de 12 MP em uma só, e com isso, as fotos apresentam maior precisão de detalhes e coloração.

É claro que além dos recursos nativos do sensor, a realme aproveitou para personalizar os resultados da câmera com a promessa de otimizar o processo. Então vamos conhecer os modos de fotografia que a empresa destacou durante o evento!

Modo Estrelado

Com a intenção de fotografar uma grande área mas sem perder a qualidade, a realme desenvolveu o Modo Estrelado, capaz de de tirar 30 fotos em 480 segundos (8 minutos) que utiliza a resolução máxima do sensor para formar um pequeno vídeo das estrelas.

Para quem não sabe, esses vídeos time-lapse do céu estrelado são capturados a partir da gravação de vários clipes com câmeras profissionais e que depois passam por softwares de edição em um computador. Com esse recurso integrado aos smartphones, a realme considera mostrar a constante mudança dos astros em uma velocidade 480 vezes mais rápida do que percebemos a olho nu.

Confira a demonstração;

Demonstração de imagem capturada para a produção de um time-lapse. (Imagem: realme)
Demonstração de imagem capturada para a produção de um time-lapse. (Imagem: realme)

Leia também:

Tilt-shift

Este é um recurso inédito, e que basicamente "simula um mundo em miniatura e permitirá ao usuário selecionar o ângulo, a posição e o tamanho do bokeh diretamente nas configurações da câmera e também poderá adicionar efeitos de transição entre áreas desfocadas e claras".

Isso é permitido graças ao novo algoritmo desenvolvido pela empresa que deverá ser estreado no realme 8 Pro. Clique nas imagens abaixo e veja que qualidade incrível;

Demais funções

Com a função In-sensor Zoom, a fabricante chinesa garante que a câmera do realme 8 Pro poderá manter a qualidade e nitidez das imagens mesmo quando o zoom de 3x for acionado. Isso também está relacionado com o mapeamento de todos os sensores de 12 MP, o que permite um resultado elogiável em um tempo relativamente curto.

Filtro de retrato com fundo desfocado dinâmico. (Imagem: realme)
Filtro de retrato com fundo desfocado dinâmico. (Imagem: realme)

Além disso, a realme destaca a presença de três filtros personalizados para suas fotografias: retrato neon, retrato fundo desfocado dinâmico e retrato com cores inteligentes. E por último, mas não menos importante, graças ao sensor HM2, o realme 8 Pro poderá gravar vídeos em até 4K a 60 FPS, e com a possbilidade de alcançar até 120 FPS em outros modelos futuros.