A Samsung anunciou hoje (23), o seu novo sensor de câmera de 50MP, chamado ISOCELL GN2. Ele é basicamente o mesmo módulo GN1 que foi lançado no ano passado, porém com pixels maiores, melhor consumo de energia e uma nova tecnologia PDAF chamada Dual Pixel Pro.

Com a proposta de oferecer "fotografias excepcionalmente detalhadas em configurações regulares", o novo sensor possui tamanho de 1/1.12", que praticamente é o maior já visto em quesito de componentes para smartphones e tem pixels de 1,4μm. Esse sensor garante imagens com alta qualidade, principalmente em ambientes com baixa iluminação, graças a combinação de quatro pixels que simulam um pixel maior de 2,8μm.

A Samsung também falou sobre uma "reorganização inteligente" que tem capacidade de tirar fotografias de 100MP. Essa função trabalha com três camadas de 50 MP nas cores verde, azul e vermelha, que logo em seguida são sobrepostas, separadas e fundidas. O resultado é uma imagem de alta resolução.

Leia também:

Solução Dual Pixel Pro

Como recurso mais avançado da empresa, o novo sensor ISOCELL GN2 apresenta a solução Dual Pixel Pro para a funcionalidade PDAF. A alternativa oferecida é que em vez de dividir todos os pixels vermelho, verde e azul na vertical, com esse recurso, os pixels verdes são divididos diagonalmente, de modo que a parte superior e inferior pode ler as diferenças de fase entre cada um dos lados. Isso resulta em um foco automático mais rápido e preciso mesmo em condições difíceis, como ambiente com pouca luz ou objeto de rápido movimento.

No geral, o ISOCELL GN2 também deve detectar listras paralelas ou horizontais, o que significa que todas as futuras câmeras com o sensor incluso obterão bloqueio de foco ainda mais rápido, com possibilidade de imagens HDR instantâneas de resolução 1080p a 480 fps ou gravação de vídeo 4K a 120 fps. O sensor ainda não está disponível no momento, mas a Samsung garante que ele já está em produção.

Vídeo incorporado do YouTube