O realme 7 5G chegou ao mercado internacional em novembro passado com o lema "5G para todos", graças ao seu pacote de componentes para rede de quinta geração por um preço mais acessível. Nesta ocasião, não era possível confirmar que o smartphone chegaria ao mercado brasileiro. Todavia, a confirmação vem agora após a documentação liberada pela Anatel, que divulgou a homologação do aparelho e permitindo ser anunciado a qualquer momento.

Carregando o número de referência RMX2111, o realme 7 5G aparece na certificação do órgão brasileiro confirmando o seu nome oficial de divulgação. O aparelho apresenta um excelente custo benefício para quem quer contar com suporte a 5G, mas sem ter que gastar muito por isso. A título de exemplo, na Europa ele foi lançado pelo preço de 279 euros (aproximadamente R$ 1.820 em conversão direta atual).

Note que o documento aparece com o código RMX2111 mas confirma o modelo realme 7 5G. (Imagem: Anatel, captura de tela por Adalton Bonaventura)
Note que o documento aparece com o código RMX2111 mas confirma o modelo realme 7 5G. (Imagem: Anatel, captura de tela por Adalton Bonaventura)

Leia também:

Quais as novidades do realme 7 5G?

No Brasil, já temos disponível o realme 7 com suporte a 4G, e comparando com ele, a nova versão não tem muitas diferenças, a não ser mesmo a novidade de compatibilidade com redes de quinta geração. Para esse upgrade, a fabricante precisou substituir o processador do modelo anterior que contava com o Helio G95, por um Dimensity 800U, ambos da MediaTek.

Outra novidade é a taxa de atualização da tela, que passou de 90 Hz para 120 Hz. O painel ainda continua com resolução Full HD+, além de manter o tamanho de 6,5 polegadas. Um downgrade é encontrado no pacote de câmeras, que embora continue praticamente idêntico, a lente principal foi substituída, passando de 64 megapixels no realme 7 4G para 48 megapixels na versão com 5G. No demais, tudo continua igual, com o sensor ultrawide de 8 megapixels, acompanhados de mais duas lentes de 2 megapixels para macro e profundidade de campo. Outro fator que não mudou, é a bateria que continua com 5.000 mAh.

Preço e disponibilidade

A realme não deu nenhuma pista sobre o possível lançamento do aparelho no Brasil, mas com a aprovação da Anatel, isso não deve demorar para acontecer.

O preço do realme 7 5G também é um mistério, e embora sua proposta seja entregar um aparelho com 5G mais barato, não dá pra confirmar o quanto mais barato ele será em comparação com outros já disponíveis no mercado. Como já dito, em conversão direta ele deveria chegar custando o valor aproximado de R$ 1.800. Mas além dos acréscimos de impostos, vale lembrar que a realme vende seus aparelhos no Brasil de forma exclusiva pela B2W, o que pode encarecer ainda mais o celular.

Ficha técnica - realme 7 5G

  • Tela: 6,5 polegadas LCD, resolução Full HD+ de 1.080 por 2.400 pixels, taxa de atualização de 120 Hz;
  • Processador: MediaTek Dimensity 800U;
  • Memória RAM: 6 GB LPDDR4x;
  • Armazenamento interno: 128 GB UFS 2.1;
  • Câmera traseira: quádrupla, sendo 48, 8, 2 e 2 megapixels (principal, grande-angular, macro e profundidade);
  • Câmera frontal: 16 megapixels;
  • Dimensões: 162,2 x 75,1 x 9,1 mm;
  • Peso: 195 gramas;
  • Bateria: 5.000 mAh, recarga com fio de 30 W (incluído);
  • Extras: 5G, leitor de digitais, entrada para fone de ouvido;
  • Cor: azul;
  • Sistema operacional: Android 10 sob interface Realme UI.