A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) fez com que as fabricantes de smartphones precisassem se adaptar às novas circunstâncias, como no caso da Apple, que irá inserir em seu próximo iPhone um leitor de impressões digitais visto que o recurso de Face ID não pode ser utilizando enquanto o usuário está de máscara. Nesta semana a UMIDIGI anunciou que irá lançar mais um celular com o sensor para medição de temperatura integrado, dessa forma sendo uma uma opção para combater à doença.

A empresa foi a primeira no mundo a revelar um smartphone com essa tecnologia, que chegou primeiramente no UMIDIGI A7 e posteriormete foi inserida e mais três modelos: A7S, A9 e A9 Pro.

Termômetro integrado

A medição da temperatura é feita utilizando um sensor infravermelho que está localizado na parte traseira do aparelho, bem próximo aos módulos de câmeras. Para que a leitura seja feita basta acessar o aplicativo e aproximar o telefone da testa do indivíduo a uma distância de cerca de 5 centímetros, bem semelhante ao que encontramos em termômetros convencionais.

O sensor do celular não é tão preciso, por isso não deve ser utilizado exclusivamente como ua maneira de aferir a temperatura, sendo apenas um complemento. A marca informa que a margem de erro do dispositivo é de apenas 0,2ºC, com isso se aproximando bastante dos termômetros que possuem certificação de confiabilidade.

Smartphones com o sensor de temperatura. Foto: Divulgação/UMIDIGI.
Smartphones com o sensor de temperatura. Foto: Divulgação/UMIDIGI.

Em um vídeo publicado em seu canal oficial no YouTube a UMIDIGI mostra o funcionamento desse tipo de funcionalidade. A empresa está inserindo o recurso também em modelos mais baratos, dessa forma permitindo que todos os usuários tenham acesso a essa nova maneira de combater o Covid-19.

Informações indicam que a fabricante irá lançar em breve o A9 Max, smarphone que deve chegar ao mercado com boas especificações técnicas, trazendo 8 GB de memória RAM e um chipset ainda desconhecido, mas que possivelmente será um intermediário da Qualcomm. O preço ficará em torno de US$ 200, cerca de R$ 1.100 na conversão direta.

Leia também:

Termômetro em funcionamento:

Fonte: Gizchina.