De acordo com informações disponibilizadas pela Huawei, a versão beta do sistema operacional EMUI 11 já está disponível para alguns smartphones da fabricante, sendo o P30 e P30 Pro, ambos lançados no segundo trimestre do ano passado pela empresa e que chegaram com o firmware baseado no Android 9 Pie, que foi atualizado posteriormente pela marca.

A versão oficial do software próprio da Huawei deve sair apenas no segundo semestre de 2021, mas até lá os usuários poderão utilizar a versão beta do sistema, que está sendo constantemente atualizado pela fabricante. Uma das desvantagens de utilizar a versão de testes é a presença de bugs e alguns problemas de desempenho. Rumores indicam que a EMUI 11 será a última atualização desse sistema, que migrará para o HarmonyOS.

EMUI 11

Os desenvolvedores efetuaram uma atualização no recurso Always on Display, recurso em que a tela do celular permanece ativa e com um gasto mínimo de energia, no caso das telas AMOLED. O update corrigiu alguns problemas de desempenho, trouxe novos temas e apresentou um design reformulado dessa funcionalidade.

Também foi adicionado novos gestos e às imagens estão focadas no centro da tela, assim como na MIUI 12, sistema operacional presente nos smartphones da Xiaomi.

Modo Always on Display. Foto: Reprodução.
Modo Always on Display. Foto: Reprodução.

Leia também:

Funções EMUI 11

Uma das mudanças mais notáveis ​​no EMUI11 é o recurso de múltiplas janelas e tela dividida. A janela pop-up do aplicativo "Smart Multi-Window" pode ser minimizada a qualquer momento, sendo possível abrir o recurso através de um gesto na tela.

Uma função destinada a segurança dos usuários impede que aplicativos em segundo plano tenham acesso à câmera ou ao microfone do dispositivo. Às permissões do aplicativo são emitidas da mesma forma que no Android Stock, sendo possível defini-las para todos os casos (o tempo todo) ou apenas quando o aplicativo estiver em execução.

Informativo sobre o update. Foto: Reprodução,
Informativo sobre o update. Foto: Reprodução,

O sistema também monitora o trabalho dos apps em segundo plano e notifica se eles estão usando alguma permissão invasiva.

Fonte: Gizchina.