A Huawei lançou uma versão estável de sua interface de usuário EMUI 11 para vários modelos na China e lançou atualizações semelhantes para Huawei P40, P40 Pro e Mate 30 Pro no mercado internacional.

Espera-se que ainda este ano comecem os testes em smartphones do seu próprio sistema operacional HarmonyOS (conhecido como HongmengOS na China) e, em 2021, os proprietários de smartphones Huawei poderão migrar para ele, tendo recebido a atualização correspondente.

HarmonyOS

Na versão estável da EMUI 11, os entusiastas já descobriram sinais da preparação para uma mudança do Android e uma mudança para o HarmonyOS. Uma evidência é indicada pela alteração da inscrição "Powered by Android" na tela inicial de inicialização.

Anteriormente, uma tipografia personalizada da marca Android era usada junto com o logotipo do Android. Agora, o texto é mostrado sem o logotipo e com uma tipo de letra diferente. As fotos abaixo mostram a diferença nas etiquetas do Huawei P40 Pro com EMUI 11 e EMUI 10.1.

Com HarmonyOS e antes com Android (Google)
Com HarmonyOS e antes com Android (Google)

Outra dica está contida nas configurações na seção "Sobre o smartphone" na descrição da versão do patch de segurança - em vez do nível do patch de segurança do Android, apenas o nível do patch de segurança agora aparece.

Samsung, Huawei e Xiaomi lideram o mercado de smartphones no terceiro trimestre de 2020

A agência Gartner Analytics publicou mais um relatório sobre o mercado de smartphones. E, no terceiro trimestre deste ano, 366 milhões de smartphones foram vendidos em todo o mundo, o que é 5,7% a menos que o mesmo período do ano passado. E embora a queda seja notável, ela é inferior a 20%, queda registrada no primeiro semestre do ano.

A Samsung segue liderando com 80,82 milhões de unidades vendidas, isso equivale a 22% do mercado. No geral, dos 5 principais fabricantes, apenas a Samsung e a Xiaomi conseguiram registrar crescimento em suas vendas, em 2,2% e 34,9%, respectivamente. A Huawei está em segundo lugar com 51,83 milhões de smartphones vendidos, sua participação de mercado é de 14,4% e fechando o pódio, a Xiaomi registrou a venda de 44,41 milhões de smartphones, equivalente a uma participação de mercado de 12,1%.

A Apple que já havia perdido posições, segue agora em quarto lugar. Entre julho e setembro, a empresa vendeu 40,6 milhões de smartphones, sua participação de mercado era de 11,1%. Curiosamente, a Oppo segue cada vez mais próxima da Apple: no terceiro trimestre, ela registrou vendas de 29,89 milhões de smartphones, o que equivale a 8,2%.