A gigante chinesa Huawei está prestes a lançar a primeira versão para testes de seu sistema operacional independente, o Harmony OS. Segundo Wang Chenglu, presidente do departamento de software da Huawei, o primeiro beta do Harmony OS está em seus testes finais de avaliação, e ficará disponível para desenvolvedores no dia 18 de dezembro.

Em seu perfil da rede social chinesa Weibo, Wang se contenta em dizer que o projeto de ter independência dos recursos dos Estados Unidos está caminhando exatamente como o planejado. Ele afirma que todos os funcionários da Huawei estão trabalhando duro na construção do Harmony, com o objetivo de conseguir oferecer um sistema operacional completo, assim como é o Android.

Com isso, a empresa está empenhada em criar um sistema operacional para seus aparelhos, e uma versão beta do Harmony OS será disponibilizado em 18 de dezembro para os desenvolvedores criarem seus aplicativos e testarem a compatibilidade deles com o sistema chinês da empresa.

Segundo Wang, a Huawei também pensa em disponibilizar o SO para qualquer um que queira testar, mas isso está previsto para meados de abril de 2021. Ele completa sua postagem dizendo que a empresa já preparou 90% de seus aparelhos, e que estão prontos para receberem o Harmony OS.

Entre janeiro e fevereiro do próximo ano, a empresa tem planos de já lançar um desses aparelhos com o sistema para demonstração.

Huawei X EUA

Depois dos conflitos com o governo do atual presidente dos EUA, Donald Trump, a empresa tem se visto obrigada a buscar alternativas de fabricação própria para fugir das sanções impostas, como a proibição de utilizar o Android do Google. Com isso, a Huawei intensificou seu investimento no projeto para a criação do seu próprio sistema operacional.

Aparentemente, a partir de agora o cenário pode ter algumas mudanças drásticas, já que os EUA se prepara para a transição do governo de um novo presidente. Mesmo assim, é bem provável que a empresa chinesa continue com o mesmo ritmo, afim de criar seus próprios componentes, recursos e sistemas patenteados de forma independente.