O HarmonyOS, sistema operacional móvel da Huawei, está em desenvolvimento há 3 anos. No ano passado, a empresa anunciou oficialmente a primeira versão do sistema, e de acordo com alguns rumores, uma segunda versão será apresentada na conferência para desenvolvedores deste ano, que acontecerá entre 10 e 12 de setembro.

Diversos vazamentos apontam que a Huawei lançará um smartphone com HarmonyOS até o final de 2020. No entanto, agora sabemos que isso vai não acontecer, pois segundo Richard Yu, CEO da Huawei Consumer Business, a gigante chinesa não tem planos de oficializar um aparelho com seu sistema operacional próprio este ano.

A informação foi confirmada durante a Cúpula de Verão do Fórum Yabuli, na cidade de Qingdao, China. Durante a reunião, o CEO disse que, apesar da empresa não ter planos de lançar um smartphone com HarmonyOS em 2020, o desenvolvimento do sistema operacional continua a todo vapor.

Na verdade, de acordo com o próprio Richard Yu, o Android ainda continua sendo a melhor escolha para sistema operacional em smartphones devido ao seu ecossistema e parceiros. Ainda assim, ele revelou que a empresa vai continuar desenvolvendo o HarmonyOS para ser autossuficiente a longo prazo.

Atualmente, o sistema próprio da Huawei só pode ser encontrado em suas Smart TVs, mas de acordo com informações compartilhadas na conferência do ano passado, a versão 2.0 terá suporte para PCs, carros e wearables inteligentes.

Apesar da empresa ter confirmado que não lançará um smartphone com HarmonyOS em 2020, existe a possibilidade do sistema ser embarcado no Mate Watch, que já foi alvo de alguns vazamentos.