A OPPO está investindo em novos projetos tecnológicos, como o AR Glasses 2 e mais recentemente a criação de um smartphone com módulo removível de câmeras. Em seu último evento a fabricante não mencionou sobre o desenvolvimento de um celular com esse recurso, porém documentos vazados indicam que a empresa patenteou a funcionalidade e poderá lançá-la no ano que vem.

Smartphone modular

O conceito de celular modular já foi criado anteriormente pela Google, o projeto saiu do papel mas não deu certo e logo caiu no esquecimento. Chamado de 'Project Ara', a ideia era produzir um smartphone totalmente modificável, sendo possível alterar o módulo de câmeras ou armazenamento, por exemplo.

É, de fato, um grande avanço, mas qual o motivo de não ter dado certo? Bem, é uma longa história. O primeiro protótipo deveria ter sido lançado no ano de 2013, mas a fabricante adiou a chegada do aparelho para 2017, ano em que informou estar descontinuando o Projeto Ara. De acordo com informações da época, a Google alegou estar desistindo dos módulos removíveis pois o dispositivo traria vários componentes fixos, como sensores, antenas, processador, GPU e bateria, por exemplo.

Ideia de celular modular do Project Ara. Foto: Reprodução.
Ideia de celular modular do Project Ara. Foto: Reprodução.

Mas se não deu certo antes, porquê tentar novamente agora? Vamos com calma, meu caro leitor. O Project Ara visava um aparelho totalmente personalizável, como a própria imagem acima mostra, sendo possível efetuar upgrades do hardware de forma simples e rápida, apenas removendo um dos módulos.

Leia também:

O que está supostamente sendo desenvolvido pela OPPO é completamente o oposto do projeto da Google, visto que apesar do módulo de câmera ser removível ele não poderá ser substituído por outro.

Patente

Documentos vazados indicam que a fabricante chinesa patenteou a tecnologia de módulo removível de câmeras. Segundo informações, será possível desplugar o conjunto e utilizá-lo de forma separada mas vinculada ao telefone através do Bluetooth, com isso sendo possível realizar fotografias à distância, desde que haja conexão com o smartphone. Veja imagens:

Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução.

Além disso, de acordo com a descrição da patente, o módulo da câmera possui uma bateria embutida e suporta conexões USB-C, Wi-Fi, Bluetooth e NFC. O módulo da câmera possui dois sensores e um flash LED.

Fonte: Gizchina.