Uma nova era está começando: os smartphone dobráveis. Quando os primeiros protótipos de smartphones dobráveis ​​foram anunciados em 2019, nem todos os usuários entenderam a proposta do projeto. Os modelos iniciais ofereciam uma experiência estendida de tablet ao invés de smartphone, apresentando um aparelho com tela maior e que fica mais visível ao utilizá-lo aberto. Em novembro, a Motorola apresentou o Moto RAZR com um design semelhante a uma concha e embora a marca não tenha conquistado muitos clientes devido à falta de especificações para justificar o preço, a Samsung lançou o Galaxy Z Flip em fevereiro deste ano e é um sucesso.

O dispositivo pode ser dobrado e se tornar um dispositivo flip ou quando desdobrado pode fornecer uma verdadeira experiência de smartphone.
O dispositivo ainda é o smartphone dobrável de maior sucesso da Samsung até hoje e, por esse motivo, o conceito de flip parece ser um caminho a percorrer para que mais empresas ingressem no segmento dobrável. Aparentemente, a Oppo está preparando sua própria resposta para o Galaxy Z Flip.

Evolução dos dobráveis

É evidente que a Samsung está alguns meses a frente das outras fabricantes no quesito dobráveis, mas nem tudo são flores para a empresa sul-coreana. No ano passado algumas unidades do Galaxy Fold tiveram problemas no display, que rachou após alguns dias de uso. Segundo informações oficiais da fabricante, o defeito foi causado por conta do mau uso dos usuários, que acidentalmente removeram um dos itens de proteção do aparelho.

De lá para cá, a fabricante vem trabalhando para destacar-se nesse seguimento, mas novos rumores indicam que a OPPO também está desenvolvendo um smartphone flip.

Nova patente

A OPPO entrou com uma nova patente na Organização Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO). A patente foi aprovada e publicada em 3 de setembro deste ano. De acordo com os documentos, o dispositivo usa uma dobradiça giratória com engrenagens, com isso permitindo que ele permite tenha quatro ângulos diferentes de uso. Veja:

Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução.

O projeto é bem diferente do que foi apresentado pela Samsung, tanto na versão Fold quanto no Galaxy Z Flip. O modelo da OPPO, aparentemente, será mais fino e compacto, segundo às imagens publicadas pelo portal LetsGoDigital.

Leia também:

Nas renderizações criadas pelo site é possível observar como deverá ser a construção e design do smartphone que ainda não tem um nome ou modelo no mercado. Por ora ainda não há informações oficiais e é possível que seja apenas um projeto em desenvolvimento.

Renderização do projeto. Foto: Reprodução/LetsGoDigital.
Renderização do projeto. Foto: Reprodução/LetsGoDigital.

Fonte: Gizchina.