Desde o início do ano, a MediaTek já anunciou diversos chipsets básicos e intermediários. Agora, buscando aumentar seu portfólio, a fabricante taiwanesa oficializou o Helio G95, que vem sendo comercializado como seu processador 4G mais poderoso, chegando ao mercado para competir com o recém-lançado Snapdragon 732G.

O novo Helio G95 é bem semelhante ao seu antecessor, Helio G90T. A principal diferença é que a GPU ARM Mali G76 3EEMC4 presente no primeiro modelo possui clock de 900Mhz, enquanto que o segundo entrega 800Mhz. Com isso, podemos esperar um desempenho em jogos ligeiramente melhor.

Este chipset, que é fabricado no processo de 12nm pela TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company), oferece oito núcleos, sendo 2 Cortex-A76 com clock de 2,05 GHz e 6 Cortex-A55 com clock de 2,0 GHz. Em memória RAM, ele suporta até 10GB LPDDR4x com clock de até 2.133 MHz. Já no armazenamento interno, temos eMMC 5.1 ou UFS 2.1.

No departamento de câmeras, o Helio G95 traz suporte para múltiplos sensores de até 64MP, sendo capaz de gravar vídeos em 4K a 30fps. Agora quando falamos da tela, ele suporta displays com resolução de até 2520 x 1080 pixels e taxa de atualização de 90Hz.

Em conectividade, a MediaTek inseriu um modem 4G, VoLTE, ViLTE, VoWiFi, WiFi 5, rádio FM, Bluetooth 5.0 e GNSS (Beidou, Galileo, Glonass e GPS). Por fim, o Helio G95 também oferece a tecnologia HyperEngine, que pode melhorar a conectividade usando WiFi e 4G ao mesmo tempo, além de aprimorar o desempenho gráfico.

Disponibilidade

O primeiro smartphone com Helio G95 já tem data para chegar ao mercado: estamos falando do Realme 7, que será oficializado em 3 de setembro na Índia.

A expectativa é que intermediários de outras marcas também apostem no novo chipset da MediaTek. Vamos aguardar para termos mais informações.