A linha de processadores da MediaTek, Dimensity se tornou um sucesso instantâneo na China. Além disso, o desenvolvimento para a próxima geração de processadores Dimensity já está em andamento.

Os últimos relatórios dizem que a empresa lançará o processador Dimensity 2000 5G já no segundo trimestre do próximo ano. Estamos falando da chegada de uma nova geração entre abril e junho de 2021.

Isso faz total sentido visto que pois o processador mais atual da fabricante, Dimensity 1000+, chegou ao mercado em maio de 2020. Contudo, vale lembrar que não temos tantos smartphones no mercado com o Dimensity 1000+.

Mas uma coisa é certa, o desenvolvimento da MediaTek está focado em novos processadores com tecnologia 5G. Claro que essa migração não demorará a acontecer no mercado mundial. Sabemos que aqui no Brasil, o leilão das frequências do 5G ainda está longe de acontecer, principalmente agora com a pressão dos EUA.

Voltando ao Dimensity 2000 5G, os relatórios dizem que ele já poderia adotar o processo de 5nm, que traz consigo melhorias na performance e eficiência energética quando comparado à processadores baseados em processo de 7nm atuais.

Com relação aos núcleos de desempenho, a atual série Dimensity 1000 é limitada aos núcleos do ARM Cortex A77 com clock de 2,6 GHz, enquanto a contrapartida da Qualcomm possui núcleos Kryo personalizados com uma velocidade de clock máxima de 3,1 GHz.

Espera-se que a Mediatek adote os mais recentes núcleos A78 da ARM e atualize também a GPU do Mali. Resta saber se tais melhorias deixaria a Mediatek em pé de igualdade com a Qualcomm e a Samsung em 2021.

A Qualcomm está trabalhando para obter melhores resultados do processo EUV de 5nm da Samsung desde que a empresa garantiu seus pedidos já para o Snapdragon 875 5G. Lembrando que a Qualcomm geralmente lança seus novos processadores no final do ano e os vemos chegar aos smartphones entre dezembro e fevereiro do ano seguinte.

Parece que a MediaTek ainda pode se beneficiar com os problemas enfrentados pelas outras fabricantes, o governo dos EUA proibindo os suprimentos da TSMC para o Kirin da Huawei após setembro deste ano, poderia recorrer à Mediatek e alimentar seus dispositivos 2021 com os processadores Dimensity.

Se isso ocorrer, podemos estar diante de um crescimento que pode finalmente fazer frente a Qualcomm.