As séries 700 e 600 do Snapdragon da Qualcomm tiveram um desempenho tão bom nos últimos dois anos que a MediaTek quase passou despercebida.

Mas, a série Dimensity, da MediaTek fez a empresa retornar ao mercado com sua série de processadores Dimensity 1000, 1000 Plus, 800, 820, 720 e 600 com modems 5G integrados.

A mais recente adição à família Dimesity 5G, o 800U é um chipset octa-core construído no processo de fabricação de 7 nm. Ele tem uma CPU de oito núcleos com dois processadores Arm Cortex-A76 com uma velocidade de clock de 2,4 GHz e seis processadores Arm Cortex-A55 com uma velocidade de clock de 2 GHz.

Os gráficos serão tratados pela GPU integrada Arm Mali-G57 e há uma unidade de processamento AI independente (APU) e suporte para RAM LPDDR4x.

Especificações do Dimensity 800U
Especificações do Dimensity 800U

O novo processador é compatível com 5G com tecnologia dual 5G SIM e Dual Standby. Com este chipset MediaTek, a empresa pretende trazer 5G para os smartphones intermediários.

O modem 5G integrado no Dimensity 800U da MediaTek suporta redes sub-6Ghz SA e NSA, Voice over New Radio (VoNR) duplo e agregação de duas portadoras 5G (2CC 5G-CA), que deve tecnicamente trazer conexões 5G mais rápidas e estáveis. Ele também vem com a tecnologia UltraSave da MediaTek que aumentará a vida útil da bateria.

Além disso, o processador também suporta uma alta taxa de atualização de tela FullHD+ de até 120Hz. Ele também suporta HDR10+ junto com o mecanismo MediaTek MiraVision PQ com otimização HDR para vários tipos de vídeos.

No suporte a câmeras, o chipset suporta até 64 megapixels de câmera única ou até um conjunto quádruplo de câmeras. Os recursos da câmera incluem APU e ISP integrados para fornecer uma série de funções de aprimoramento da câmera AI.

Ele também suporta voz ao despertar (VoW) e tecnologia de redução de ruído de microfone duplo, que reduz o consumo de energia no modo de espera do assistente de voz.

Agora nos resta aguardar que smartphones receberão primeiro o nome processador da MediaTek.