Tendo anunciado outro chipset para jogos acessível apenas na semana passada, o Helio G85, a MediaTek anunciou o Dimensity 820 - um chipset também acessível mas com capacidade para conexão 5G para dispositivos que se encaixam no segmento de intermediários.

Este chipset mais recente fica entre os principais processadores da série Dimensity 1000 da MediTek e a série Helio G90, mais focada em jogos.

No entanto, o Dimensity 820 traz algumas atualizações importantes, incluindo suporte para telas com taxa de atualização de até 120Hz e, ainda, melhor desempenho da CPU e GPU.

Ele também traz conectividade 5G para dispositivos com dois SIMCards, o que permitirá que um dispositivo mais acessível seja fornecido com a conectividade sem fio super rápida sem que o preço seja mais alto.

Construído sobre um processo FinFET de 7 nm, o Dimensity 820 possui quatro núcleos ARM Cortex-A76 com clock de 2,6 GHz, que é um pouco mais poderoso do que o Qualcomm Snapdragon 765G na teoria, embora saibamos que na prática, só os testes diriam se isso realmente procede. Existem também quatro núcleos ARM Cortex-A55 com clock de 2,0 GHz.

Ele também suporta câmeras de até 80 megapixels, o que é uma melhoria em relação ao suporte do sensor de 64 megapixels nos chips anteriores presentes na série Dimensity 800.

Existe ainda suporte para vídeo HDR 4K de vários quadros, exibições de taxa de atualização mais alta e o suporte 5G inclui redes padrão e sub-6GHz.

O Xiaomi Redmi 10X será o primeiro smartphone a vir com o chipset MediaTek Dimensity 820, anunciado hoje pelo fabricante chinês de smartphones. Isso por si só já sinaliza para a chagada, em breve, de vários outros dispositivos com o processador Dimensity 820.