Na semana passada, a Xiaomi lançou um novo smartphone topo de linha: Mi 10 Ultra. Este aparelho chega ao mercado com especificações de alto nível, incluindo processador Snapdragon 865 e até 16GB de RAM, por exemplo. As câmeras também são competentes, tendo colocado o aparelho na liderença do renomado DxOMark.

Outro destaque interessante do Mi 10 Ultra é a sua tecnologia de carregamento sem fio, que entrega nada menos que 50W de potência e pode "encher" a bateria por completo em 40 minutos. Agora, a Xiaomi resolveu explicar como funciona esse recurso.

De acordo com a empresa, o segredo está em mudar o layout dos bits entre a bobina e a bateria. A nova tecnologia do Mi 10 Ultra entrega as chamadas "bombas de carga", que seriam conversores DC-DC utilizados para aumentar ou diminuir a tensão.

Interior do Mi 10 Ultra

A Xiaomi ainda explica que resolveu trocar o layout convencional, que traz duas bombas de carga em série com eficiência de 94%, para adotar um formato em paralelo, aumentando a eficiência para 97%. No entanto, devido ao fato da empresa usar componentes da próxima geração, os números saltaram ainda mais, somando 98,5%.

Essas bombas estão conectadas à própria bateria - que oferece duas células de 2.250 mAh cada (total de 4.500 mAh) - através de um conector de grafeno para minimizar perdas de energia. A Xiaomi também destaca a "bobina avançada", que possui uma tecnologia de enrolamento multifios de cinco camadas para concentrar o campo magnético e evitar novos desvios.

Vale lembrar que o Mi 10 Ultra ainda é exclusivo da China, mais informações apontam que ele deve chegar em outros mercados nos próximos meses.

Ficha técnica

Xiaomi Mi 10 Ultra - Veja aqui a ficha técnica completa