Na última terça-feira (11), a Xiaomi apresentou o Mi 10 Ultra, seu novo smartphone topo de linha que chega ao mercado trazendo muitas novidades interessantes, como suporte a carregamento rápido de 120W e sem fio de 50W, por exemplo.

Agora, poucos dias após o evento de lançamento, a Qualcomm confirmou que este aparelho é o primeiro do mundo com suporte ao Adreno GPU Control Panel. Apesar de existir vários smartphones gamers disponíveis no mercado, nenhum deles oferece a possibilidade de controlar determinados parâmetros da GPU como faz o Mi 10 Ultra, dado que esse recurso foi desenvolvido em parceria com a própria Qualcomm.

Graças ao Adreno GPU Control Panel, que faz parte do Game Turbo 4.0 presente na MIUI 12 deste aparelho, os proprietários podem controlar alguns aspectos da GPU, como anti-aliasing, filtragem anisotrópica, filtragem de textura, taxa de quadros e outros parâmetros importantes.

Além disso, a GPU Adreno 650 do Mi 10 Ultra também contém drives que podem ser atualizados pela fabricante, garantindo um desempenho melhor por mais tempo. Em outras palavras, o novo flagship da Xiaomi funciona como um smartphone gamer, mesmo sem ser um.

Ainda não sabemos qual será o primeiro aparelho disponível globalmente a trazer o Adreno GPU Control Panel, dado que o Mi 10 Ultra é exclusivo da China, podendo chegar em outros mercados nos próximos meses.

De qualquer forma, levando em consideração que esse recurso aprimora o desempenho da GPU, é bastante provável que outras fabricantes já estejam trabalhando em parceria com a Qualcomm para implementá-lo em seus modelos mais potentes.