A série TCL 10 foi anunciada há alguns meses e, agora, finalmente temos todos os detalhes sobre suas especificações e preços.

Hoje, a empresa está oficialmente lançando a série de smartphones TCL 10. A linha premium da marca, aproveitará a tecnologia de suas telas de alta resolução e a tecnologia NXTVISION proprietária prometendo entregar produtos de qualidade superior.

Cada dispositivo traz configuração de câmera traseira quádruplas, processador Qualcomm Snapdragon e todos disponíveis por menos de US$500.

O TCL 10 5G é o primeiro smartphone 5G da TCL e, também, é o primeiro a usar uma tela AMOLED curva fabricada pela própria empresa.

"Como uma das principais marcas de eletrônicos de consumo do mundo, expandir a marca TCL para o espaço móvel garante que somos um dos únicos fabricantes globais que oferecem um ecossistema totalmente integrado de produtos inteligentes em praticamente todos os aspectos da sua vida", disse Kevin Wang , CEO da TCL Industrial Holdings.

Além de trazer conectividade 5G a empresa reforça que os dispositivos da nova série utilizam tecnologia de tela proprietária avançada TCL NXTVISION que entrega maior precisão na exibição das cores, para que os usuários tenham a maior fidelidade possível entre a vida real e as imagens na tela.

"A era 5G já está aqui em todo o mundo e está abrindo uma nova rodada de revolução tecnológica que enriquecerá fundamentalmente a maneira como vivemos nossas vidas", disse Alex Katouzian, vice-presidente sênior e gerente geral de comunicações móveis da Qualcomm Technologies, Inc.

A série TCL 10 também possui um recurso de conversão de SDR para HDR em tempo real, oferecendo aprimoramento de vídeo semelhante ao HDR com destaques mais brilhantes, sombras mais escuras, aumento do contraste e cores amplificadas.

O TCL 10 5G vem com uma tela FullHD+ "Dotch" de 6,53 polegadas, com taxa de 91% de proporção tela/corpo. O "Dotch" indica câmera frontal para senfie em furo, chamado também de "punch hole", semelhante ao presente nos Galaxy S10 e S10e por exemplo.

A TCL segue o mesmo caminho da HMD com o Nokia 8.3 e possivelmente do LG G9, ou seja lá que nome ele irá receber, trazendo processador snapdragon 765G com 5G embarcado e posicionando seu smartphone no seguimento de intermediários premium.

Na parte traseira, o TCL 10 5G possui conjunto quádruplo de câmeras que inclui uma câmera principal de alta resolução de 64 megapixels, uma câmera ultra grande angular de 118 graus, uma câmera macro que permite aos usuários tirar fotos em close-up a apenas 2cm de distância e uma câmera de profundidade para fotos de qualidade profissional com Bokeh. Já a câmera frontal possui 16 megapixels.

O TCL 10 5G traz ainda 6GB de memória RAM e 128GB de armazenamento interno que pode ser expandido com cartão microSD. Traz bateria de 4.500mAh, possui compatibilidade com carregamento rápido QuickCharger 3.0 e tem a capacidade de através do OTG fazer carregamento reverso, se transformando em uma powerbank para dar carga em outro smartphone ou acessórios menores.

A única informação que não temos é quando efetivamente o smartphone chegará ao mercado. Em meio a pandemia do COVID-19 não é de se estranhar que o cronograma de lançamento das empresas ande meio incerto.

De qualquer forma é louvável que a TCL tenha mantido sua promessa de entregar sua nova linha por menos de US$500 e ainda conseguir entregar um dispositivo com 5G, processador snapdragopn 765G e câmera principal de 64 megapixels.

Só nos resta saber quando essa nova linha chega ao Brasil.