Não é surpresa para ninguém que 2020 seguiria sendo um ano para os dispositivos dobráveis. O Motorola Razr e o Galaxy Z Flip já estão à venda em alguns mercados e, tudo indica, que a TCL está se preparando para entrar de cabeça neste segmento.

Já vimos vários dispositivos da empresa, cada um com uma proposta diferente para "dobrar" o usuário. Porém, até o momento os modelos apresentados são conceituais.

Recentemente a empresa apresentou dois protótipos, inclusive falamos sobre um deles aqui mesmo no Oficina da Net, o protótipo se expande lateralmente transformando smartphone em tablet, o outro conceito de dobrável, é um pouco diferente, ele possui três partes, isto é, sua tela se dobra duas vezes. Quando aberto o novo dispositivo conceitual entrega uma enorme tela de 10 polegadas.

O pessoal da Engadget teve acesso ao tablet dobrável em três partes e também do dispositivo que se expande.


O primeiro possui tela 3K de 10 polegadas que se dobra duas vezes em uma configuração em Z para se tornar um telefone de 6,65 polegadas com uma proporção de 20,8:9. Há duas dobradiças embaixo da tela, uma dobrada para fora e a outra dobrada para dentro.

Infelizmente como já era de se esperar sem nem ver o dispositivo é que ele seria incrivelmente espesso. Para se ter uma ideia, quando dobrado ele corresponderia a quase três Galaxy S20 Ultra, um sobre o outro.

Além da espessura, foi relatado também certo desconforto para dobrar e desdobrar o dispositivo, exigindo mais força que de costume além de ter que se alinhar os três painéis separados pelas duas dobradiças.

Estavam acessíveis alguns aplicativos para ilustrar o uso da enorme tela e, a demonstração destacou um aplicativo de edição que usa o terço direito para controles e os dois terços esquerdo para exibir a imagem que está sendo editada.

É possível ainda dividir a tela com dois aplicativos e ajustar suas larguras para atender às suas necessidades. Além disso, é possível colocar o dispositivo dobrado em uma mesa e configurá-lo quase como um laptop, usando um painel dobrado para sustentá-lo e a tela inferior como um teclado digital.

Infelizmente esse é um conceito tão novo que basicamente não existem aplicativos que se adaptem a esses modos e o software não é um dos pontos fortes da TCL, entendo que a empresa ainda não possui aplicativos que aproveitem esse formato de painel triplo.

Ainda não se sabe ao certo se a TCL realmente trará um dispositivo dobrável para o mercado em 2020, mas percebemos seu engajamento em trazer cada vez mais conceitos ao mercado.