Como e quando usar o ipconfig no Windows

No Windows, ipconfig é um aplicativo de console projetado para ser executado a partir do prompt de comando do Windows.

Créditos: Divulgação/wikipedia.
Créditos: Divulgação/wikipedia.

O ipconfig (abreviação de Configuração IP) é um utilitário básico, mas popular, da linha de comando da rede Windows usado para exibir a configuração de rede TCP/IP de um computador. Se você está familiarizado com o Linux, esta ferramenta é semelhante ao ifconfig.

Esta ferramenta é frequentemente usada para solucionar problemas de conectividade de rede. Com o ipconfig, você pode identificar as categorias de adapaters de rede em seu computador, o endereço IP do computador, os endereços IP dos servidores DNS (Domain Name System) que estão sendo usados e muito mais.

O Winipcfg.exe foi incluído como parte da instalação padrão do Windows, até o Windows ME. Quando o Windows XP saiu, o winipcfg foi substituído por dois métodos que fazem a mesma coisa.

Ipconfig.exe, que usa o aplicativo de linha de comando tradicional exibindo informações via interface de texto. O outro possui um formulário de interface gráfica do usuário (GUI) que a torna mais amigável e consegue exibir informações individuais para cada conexão de rede.

Como e quando usar o ipconfig no Windows

No prompt de comando, digite ipconfig para executar o utilitário com as opções padrão. A saída do comando padrão contém o endereço IP, a máscara de rede e o gateway para todos os adaptadores de rede físicos e virtuais.

  1. No menu Iniciar e digite o comando na caixa.
  2. Clique com o botão direito do mouse em Prompt de Comando e clique em Executar como administrador.
  3. Quando uma janela Controle de Conta de Usuário aparecer, clique em Continuar.
  4. No prompt C:>, digite ipconfig. Em seguida, pressione Enter.
  5. Seu endereço IP, máscara de sub-rede e gateway padrão serão retornados para você.
ipconfig
ipconfig

Se o seu endereço IP for 192.168.xx, 10.xxx ou 172.16.xx, você receberá um endereço IP interno de um roteador ou outro dispositivo. O endereço IP que o mundo vê é o do roteador.

Se você estiver recebendo um endereço 169.254.xx, esse é um endereço do Windows que geralmente significa que sua conexão de rede não está funcionando corretamente.

ipconfig /?

O comando ipconfig suporta várias opções de linha de comando. O comando ipconfig /? exibe o conjunto de opções disponíveis.

Ipconfig /all

Se você quiser informações mais detalhadas sobre sua conexão de rede, digite ipconfig/all no prompt de comando do Windows. Aqui você pode obter as mesmas informações que o ipconfig com o acréscimo do seu endereço MAC (hardware), endereços de servidor DNS e DHCP, informações de arrendamento IP, etc.

Se você está tendo problemas com sua conexão com, ela pode ser corrigida liberando e renovando seu endereço IP.

  1. Digite ipconfig /release no prompt e pressione enter.
  2. Em seguida, digite ipconfig /renew e pressione enter novamente.

Se sua conexão estiver correta, um endereço IP, uma máscara de sub-rede e um gateway padrão válidos serão gerados após alguns segundos.

ipconfig /allcompartments

Exibe todos os compartimentos e suas configurações.

ipconfig /release

Essa opção finaliza todas as conexões TCP / IP ativas em todos os adaptadores de rede e libera esses endereços IP para uso por outros aplicativos.

O Ipconfig/release pode ser usado com nomes de conexão específicos do Windows. Nesse caso, o comando afeta apenas as conexões especificadas, não todas as conexões.

O comando aceita nomes de conexão completos ou nome coringa. Exemplos:

ipconfig /release "Conexão local 1"
ipconfig /release * Local *

ipconfig /release6

Envia uma mensagem DHCPRELEASE ao servidor DHCPv6, o que libera a configuração DHCP atual e descartar a configuração de endereço IPv6 para todos os adaptadores ou para um adaptador específico, caso o parâmetro adaptador esteja incluído.

ipconfig /renew

Esta opção restabelece as conexões TCP / IP em todos os adaptadores de rede. Tal como acontece com a opção /release, o ipconfig /renew tem um especificador de nome de conexão opcional.

Ambas as opções /renew e /release só funcionam em clientes configurados para endereçamento dinâmico (DHCP).

ipconfig /renew6

Renova a configuração de DHCPv6 para todos os adaptadores ou para um adaptador específico, caso o parâmetro adaptador está incluído. Este parâmetro está disponível somente em computadores com adaptadores configurados para obter um endereço IPv6 automaticamente.

ipconfig /flushdns

Às vezes, você pode mudar o endereço DNS, mas a mudança não ocorrer de imediato. O comando /flushdns serve para informar ao Windows que o endereço foi modificado. Esta opção restabelece as conexões TCP / IP em todos os adaptadores de rede. Assim como o /release, o ipconfig /renew tem um especificador de nome de conexão opcional.

ipconfig /displaydns

Exibe o conteúdo do cachê de resolvedor de cliente DNS. O serviço cliente DNS usa essas informações para resolver nomes consultados com frequência rapidamente, antes de consultar seus servidores DNS configurados.

ipconfig /registerdns

Inicia o registro dinâmico manual para DNS e endereços IP configurads em um computador.

ipconfig /setclassid

Configura o ID de classe do DHCP de um adaptador específico. Para definir a ID de classe DHCP para todos os adaptadores, use (*).

ipconfig /showclassid

Exibe a ID de classe DHCP de um adaptador específico. Para observar a identificação de classe DHCP para todos os adaptadores, use (*).

Então, gostou de conhecer estes comandos do ipconfig para o Windows? Conhece outros comandos interessantes? Compartilhe sua opinião nos comentários.

5 celulares para NÃO COMPRAR em 2021

Conteúdo relacionado

Melhores celulares da Xiaomi para comprar em 2021
Xiaomi

Melhores celulares da Xiaomi para comprar em 2021

Qual marca consegue oferecer modelos de celular que sejam bons e que não custe tanto? É provável que você tenha pensado na Xiaomi, e sim, você está certo. Confira a nossa lista de melhores modelos da empresa para comprar atualmente!

Como melhorar a internet do Xiaomi com o Modo Extremo do Assistente WiFi
Xiaomi

Como melhorar a internet do Xiaomi com o Modo Extremo do Assistente WiFi

Se você gostaria de uma conexão mais rápida da internet no seu smartphone Xiaomi (e quem não quer?) veja como ativar o Assistente WiFi.

Novos roteadores Wi-fi 6E da Asus são lançados
Internet

Novos roteadores Wi-fi 6E da Asus são lançados

Asus lança novos roteadores para seu portfólio de produtos que trazem soluções para o padrão de internet Wi-fi 6E. Confira!