Oficina da Net Logo

Como e quando usar o ipconfig no Windows

O comando ipconfg do Windows tem várias funções úteis e inteligentes, e aqui vamos analisar cada uma delas, ajudando você a resolver problemas e saber mais sobre a sua máquina.

Por | @oficinadanet Windows Pular para comentários

No Windows, o ipconfig é um recurso projetado para ser executado a partir do prompt de comando. Este utilitário permite que você obtenha as informações de endereço IP de um computador Windows, além do controle sobre conexões TCP / IP ativas. O ipconfig substitui o comando winipcfg, mais antigo.

O Winipcfg.exe foi incluído como parte da instalação padrão do Windows, até o Windows ME. Quando o Windows XP saiu, o winipcfg foi substituído por dois métodos que fazem a mesma coisa. Ipconfig.exe, que usa o aplicativo de linha de comando tradicional exibindo informações via interface de texto. O outro possui um formulário de interface gráfica do usuário (GUI) que o torna mais amigável e é capaz de exibir informações individuais para cada conexão de rede.

Como e quando usar o ipconfig no Windows

No prompt de comando, digite ipconfig para executar o utilitário com as opções padrão. A saída do comando padrão contém o endereço IP, a máscara de rede e o gateway para todos os adaptadores de rede físicos e virtuais.

  1. No menu Iniciar e digite o comando na caixa.
  2. Clique com o botão direito do mouse em Prompt de Comando e clique em Executar como administrador.
  3. Quando uma janela Controle de Conta de Usuário aparecer, clique em Continuar.
  4. No prompt do C:>, digite ipconfig. Em seguida, pressione Enter.
  5. Seu endereço IP, máscara de sub-rede e gateway padrão serão retornados para você. 

ipconfigipconfig

Se o seu endereço IP for 192.168.xx, 10.xxx ou 172.16.xx, você receberá um endereço IP interno de um roteador ou outro dispositivo. O endereço IP que o mundo vê é o do roteador. Se você estiver recebendo um endereço 169.254.xx, esse é um endereço do Windows que geralmente significa que sua conexão de rede não está funcionando corretamente.

ipconfig /?

O comando ipconfig suporta várias opções de linha de comando. O comando ipconfig /? exibe o conjunto de opções disponíveis.

Ipconfig /all

Se você quiser informações mais detalhadas sobre sua conexão de rede, digite ipconfig/all no prompt de comando do Windows. Aqui você pode obter as mesmas informações que o ipconfig com o acréscimo do seu endereço MAC (hardware), endereços de servidor DNS e DHCP, informações de arrendamento IP, etc.

Se você está tendo problemas com sua conexão com, ela pode ser corrigida liberando e renovando seu endereço IP. 

  1. Digite ipconfig /release no prompt e pressione enter. 
  2. Em seguida, digite ipconfig /renew e pressione enter novamente. 

Se sua conexão estiver correta, um endereço IP, uma máscara de sub-rede e um gateway padrão válidos serão gerados após alguns segundos.

ipconfig /allcompartments

Exibe todos os compartimentos e suas configurações.

ipconfig /release

Essa opção finaliza todas as conexões TCP / IP ativas em todos os adaptadores de rede e libera esses endereços IP para uso por outros aplicativos.

O Ipconfig/release pode ser usado com nomes de conexão específicos do Windows. Nesse caso, o comando afeta apenas as conexões especificadas, não todas as conexões. 

O comando aceita nomes de conexão completos ou nomes coringa. Exemplos:

ipconfig /release "Conexão local 1" 
ipconfig /release * Local *

ipconfig /release6

Envia uma mensagem DHCPRELEASE ao servidor DHCPv6, o que libera a configuração DHCP atual e descartar a configuração de endereço IPv6 para todos os adaptadores ou para um adaptador específico, caso o parâmetro adaptador esteja incluído.

ipconfig /renew

Esta opção restabelece as conexões TCP / IP em todos os adaptadores de rede. Tal como acontece com a opção /release, o ipconfig /renew tem um especificador de nome de conexão opcional.

Ambas as opções /renew e /release só funcionam em clientes configurados para endereçamento dinâmico (DHCP).

ipconfig /renew6

Renova a configuração de DHCPv6 para todos os adaptadores ou para um adaptador específico, caso o parâmetro adaptador está incluído. Este parâmetro está disponível somente em computadores com adaptadores configurados para obter um endereço IPv6 automaticamente.

ipconfig /flushdns

Às vezes, você pode mudar o endereço DNS, mas a mudança não ocorrer de imediato. O comando /flushdns serve para informar ao Windows que o endereço foi modificado.
Esta opção restabelece as conexões TCP / IP em todos os adaptadores de rede. Assim como o /release, o ipconfig /renew tem um especificador de nome de conexão opcional.

ipconfig /displaydns

Exibe o conteúdo do cache de resolvedor de cliente DNS. O serviço cliente DNS usa essas informações para resolver nomes consultados com freqüência rapidamente, antes de consultar seus servidores DNS configurados.

ipconfig /registerdns

Inicia o registro dinâmico manual para DNS e endereços IP configurads em um computador.

ipconfig /setclassid

Configura o ID de classe do DHCP de um adaptador específico. Para definir a ID de classe DHCP para todos os adaptadores, use (*).

ipconfig /showclassid

Exibe a ID de classe DHCP de um adaptador específico. Para ver a identificação de classe DHCP para todos os adaptadores, use (*).

E então, gostou de conhecer estes comandos do ipconfig para o Windows? Conhece outros comandos interessantes? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Comentários
Carregar comentários
Destaques
    Assista ao nosso último vídeo: