A Asus anunciou recentemente o lançamento de novos roteadores Wi-fi 6E, o ZenWiFi Pro ET12 e o ZenWiFi ET8 WiFi-6E. A informação veio através do site guru3d, onde é informado que a empresa taiwanesa lançou novas soluções para o novo padrão Wi-fi 6E, incluindo, além dos citados, o adaptador Wi-fi PCIe Asus PCE-AXE58BT.

O roteador Asus ZenWiFi Pro ET12 possui um sistema tri-band (2,4 GHz, 5 Ghz e 6 Ghz) e é capaz de oferecer até 110000 Mbps com uma cobertura de até 550 metros quadrados. Além disso, o dispositivo ainda possui suporte ao novo canal de 160 Mhz na frequência de 5,9 Ghz, que expande a banda de 5 Ghz.

Roteador Asus ZenWiFi Pro ET12. Fonte: Asus
Roteador Asus ZenWiFi Pro ET12. Fonte: Asus

Já no ZenWiFi ET8 temos um par de roteadores que oferecem velocidades de até 6600 Mbps. O conjunto oferece até sete canais de 160 Mhz aumentando consideravelmente a capacidade de transmissão de dados.

Roteador Asus ZenWiFi ET8. Fonte: Asus
Roteador Asus ZenWiFi ET8. Fonte: Asus

Quando vamos para o adaptador Wi-fi PCIe Asus PCE-AXE58BT, temos uma capacidade de transmissão de até 2401 Mbps na banda de 6 Ghz e 5 Ghz, além de 574 Mbps na banda de 2,4 Ghz.

Adaptador Wi-fi PCIe Asus PCE-AXE58BT. Fonte: Asus
Adaptador Wi-fi PCIe Asus PCE-AXE58BT. Fonte: Asus

O que os roteadores Wi-Fi 6E trazem de vantagens comparado aos Wi-Fi 6?

O grande trunfo dos roteadores Wi-fi 6E sobre os Wi-fi 6 é a utilização da banda de 6Ghz. A letra "E" no Wi-fi 6E significa extension (extensão) e quer dizer que todo roteador com este padrão irá trabalhar não só com as frequências de 2,4Ghz e 5Ghz (Wifi 5 e Wi-fi 6), mas também com a banda de 6Ghz. Ou seja, roteadores Wi-Fi 6E são tri-band. Para saber mais sobre o novo padrão Wi-fi e quais são as diferenças comparado aos anteriores, acesse nosso artigo aqui.

Os principais roteadores Wi-fi 6 e Wi-fi 6E (6 Ghz) AX do mercado

Não deixe de conferir quais são os principais roteadores Wi-fi 6 e Wi-fi 6E do mercado em nossa matéria aqui.