O novo smartphone em que a TCL está trabalhando deveria ser apresentado durante a MWC 2020, contudo a própria empresa cancelou sua ida, mesmo antes da MWC cancelar oficialmente o evento devido ao coronavírus.

Dispositivos dobráveis como o Huawei Mate X, Samsung Galaxy Z Flip, Galaxy Fold e Motorola Razr pareciam ter estabelecido um padrão para o formato de smartphones com telas flexíveis. Contudo a TCL está trabalhando em um smartphone que possui uma tela que desliza ao invés de se desdobrar.

Com base nas imagens obtidas pela CNET, o dispositivo possui uma tela deslizante, que fica escondida no corpo do smartphone, transformando o mesmo em um tablet. Ainda não havia visto esse design, nem nos registros de patentes que noticiamos anteriormente.

Segundo fontes confiáveis, este dispositivo seria apresentado durante a Mobile World Congress este mês, infelizmente a maior feira de tecnologia móvel do mundo foi cancelada em resposta a preocupações de saúde relacionadas à disseminação global do coronavírus.

Smartphone em formato padrão e formato tablet, o conjunto desliza para a direita ampliando a tela que fica dentro do lado oposto do dispositivo
Smartphone em formato padrão e formato tablet, o conjunto desliza para a direita ampliando a tela que fica dentro do lado oposto do dispositivo

Olhando as fotos, o design deste smartphone conceito da TCL parece utilizar uma tela flexível para criar através de mecanismo deslizante um tablet. A tela deslizaria para a direita e, de alguma forma, se "encaixaria" entre a tela fixa à esquerda e a parte direita que traz as câmeras frontais.

Teríamos então uma tela flexível que de alguma forma sairia de dentro do dispositivo se ajustando em altura as laterais esquerda e direita. É perceptível nas fotos vazadas que existe uma divisão na lateral direito do dispositivo, que seria por onde ele deveria ser "puxado" para abrir a tela que fica abrigada dentro do smartphone.

Não está claro exatamente como o mecanismo interno funcionaria, mas dá pra notar pelo tamanho que a tela não se desdobra e muito menos se desenrola, acredito que ela seja utilizada somente para manter a altura entre os lados igualado, certamente teríamos dois ressaltos, mas a ideia aqui é manter os mesmos minimamente perceptíveis.

É possível ver a divisão na parte superior do dispositivo, mas não está claro como o mecanismo fará para parear a altura da tela que se estende para fora do dispositivo para que o mesmo se transforme em um tablet
É possível ver a divisão na parte superior e inferior do dispositivo, mas não está claro como o mecanismo fará para parear a altura da tela que se estende para fora do dispositivo para que o mesmo se transforme em um tablet

Olhando a parte traseira estendida, dá pra perceber que a tela mostra proteção rígida que remonta sua estrutura em forma de tablet. Esse design é intrigante, pois se propõe a entregar o mesmo modo tablet presente no Huawei Mate X e no Samsung Galaxy Fold sem ter que dobrar a tela.

Isso permitiria por exemplo, ter todo o conjunto de hardware dentro do próprio smartphone, sem ter que dividir baterias e componentes, somente a tela que demandaria em teoria somente a existência de um cabo flat resistente e grande o suficiente para ficar em movimento junto com a tela oculta.

O design do dispositivo conceitual da TCL parece se basear no TCL 10 Pro (que é muito semelhante ao Galaxy S10), um belo smartphone abaixo de US$500 que o TCL lançou em janeiro durante a CES .

A TCL já apresentou diversos designs conceituais de smartphones no ano passado, exibindo pelo menos meia dúzia de protótipos de dispositivos dobráveis, incluindo um com uma tela com três dobras. Com o cancelamento da MWC, não há como dizer quando poderemos ver esse novo dispositivo de perto.