A TCL é conhecida por suas linha de TVs, agora a empresa está entrando de cabeça no segmento de smartphones, trazendo vários modelos e para concorrer pelo menos por hora em tecnologia, trazendo modelo com 5G.

Para o início de 2020, a TCL está trazendo três novos smartphones da série "TCL 10", como noticiamos aqui. Os smartphones trazem configurações de smartphone intermediário e trazem câmeras traseiras múltiplas, o mercado está numa corrida que infelizmente não cessa neste quesito, infelizmente é triste ver esse caminho, uma vez que a grande maioria preferiria duas câmeras com sensores excelentes ao invés de um monte de câmeras com sensores medianos.

Contudo o que realmente chama a atenção é o TCL 10 5G, que introduz o 5G a um preço muito acessível. Embora o preço não tenha sido oficialmente divulgado, sabemos que o TCL 10 5G terá preço inferior a US$500, o que é absurdamente mais barato que a atual linha 5G que outros fabricantes vem lançando.

O preço muito mais baixo se deve em parte à TCL, que usa o novo chip da Qualcomm , o Snapdragon 765 , para trazer o 5G, mas também com um conjunto de recursos que leva a um chipset mais acessível. (Na verdade, a TCL não diz qual processador o smartphone traz, mas considerando que ele tem 5G e se confirma ter um processador "série 700", ele deve ser um Snapdragon 765.)

Mesmo se o smartphone não traga especificações robustas, é um belo exemplo de como as parcerias da Qualcomm não oneram tanto o custo final como muito fabricante diz por aí.

A maioria dos smartphones no segmento de intermediários premium e topos de linha daqui para frente basicamente trarão variantes 5G se não, toda uma linha com a nova tecnologia.

Vale lembrar que mesmo em teste, o 5G aqui no Brasil pode não ser uma realidade em 2020, então provavelmente veremos esses smartphones por aqui mas que não farão tanto sentido assim comprar um nos próximos meses.

A TCL não anunciou quaisquer outros detalhes sobre seus novos smartphones, mas deveremos ter acesso às informações no final de fevereiro durante a MWC 2020.

Vamos ficar de olho no TCL 10 5G, pois se o preço se confirmar ele será assim como os smartphones 5G da Xiaomi, um belo dispositivo quando tratamos de conectividade de alta velocidade.

Contudo uma coisa que deixarei para um próximo post é, como as operadoras de telefonia tratarão a nova tecnologia, lembro bem dos estúpidos preços cobrados no início do 4G no mercado brasileiro e, se isso for uma regra, podemos esperar pra usar o 5G lá em 2022 confortavelmente sem ter que gastar com um smartphone novo e ainda planos caríssimos de 5G.